Como tratar insolação

Como tratar insolação
Imagem: zh.clicrbs.com.br

Ser vítima de uma insolação ou de um golpe de calor é uma situação de risco muito comum no verão. Especificamente, a insolação costuma ser provocada por um excesso de calor e uma desidratação severa, pelo que é conveniente tomar as precauções necessárias para preveni-la, bem como conhecer quais são seus sintomas, saber como agir e ajudar uma pessoa que sofre uma insolação. Por tudo isso, neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar insolação.

Passos a seguir:
1

Os sintomas que uma insolação apresenta são dor de cabeça, congestão, náuseas, febres, tonturas e vômitos. Caso estes sintomas piorem e venham acompanhados, por exemplo, de cãibras, convulsões, alteração da consciência ou confusão espacial, poderia ser algo mais perigoso como um colapso de calor. Em qualquer caso, é imprescindível contar com os serviços médicos e tratar o caso com urgência.

2

Se você se encontrar com a situação de ter que tratar de uma insolação em uma pessoa próxima, a primeira coisa a fazer é transferir a pessoa afetada para um lugar com sombra e fresco para retirá-la o mais rápido possível do calor.

3

Coloque a vítima em posição semi-sentada em um lugar confortável e com a cabeça ligeiramente elevada para favorecer a entrada de ar e melhorar a sua respiração. Caso se encontre em estado inconsciente, é melhor deitá-la de lado com as pernas flexionadas e, claro, chamar o quanto antes os serviços médicos.

4

Depois, você deve tentar reduzir a temperatura corporal da pessoa afetada. Alivie-a de roupa, jogue-lhe ar fresco e aplique-lhe panos molhados em algumas partes do corpo como a testa e a nuca.

5

A hidratação é um ponto muito importante quando se trata de uma insolação. Se a vítima se encontra consciente, pode beber pequenos goles de água fresca de forma regular. Mas não permita que beba uma grande quantidade de água de repente, já que isto pode piorar seu estado de saúde.

6

Uma vez que esteja controlada a insolação, é recomendável levar a pessoa afetada a um centro hospitalar para que os médicos façam uma revisão exaustiva e um acompanhamento.

7

Em qualquer caso, devemos sempre tentar prevenir este tipo de situações para ficar tranquilos no verão. Por isso, tome as medidas necessárias para combater o calor e, sobretudo, proteja as crianças e os idosos das altas temperaturas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar insolação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.