As lesões no joelho

Como tratar lesão do menisco

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar lesão do menisco
Imagem: einstein.br

Os meniscos são cartilagens com forma de cunha que se situam na articulação dos joelhos, sendo que cada um tem dois meniscos. A função destas "peças" é amortecer o impacto e promover o bom encaixe entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos não se movimentam muito e, por essa razão, estão mais propensos a lesões, chamadas lesões meniscais, que originam dor localizada ao executar movimentos tais como agachar e cruzar as pernas e sensação de joelho preso. Se você sofreu recentemente este tipo de lesão ou conhece alguém que tenha sofrido, continue lendo este artigo umComo.com.br e veja como tratar lesão do menisco!

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor atrás do joelho?
Passos a seguir:
1

Quando sujeitos a movimentos bruscos, torções e cargas excessivas, os meniscos do joelho podem se romper, originando assim uma lesão.

2

Existem vários tipos de lesões no menisco, que se categorizam entre traumáticas, mais frequentes entre jovens e esportistas, e degenerativas, que surgem com o desgaste progressivo e afetam pessoas com mais de 40 anos.

Como tratar lesão do menisco - Passo 2
Imagem: especialistadoombro.com.br
3

Por essa razão, para cada lesão no menisco deve ter-se em conta um tratamento específico, sendo que geralmente ele passa pela cirurgia (Meniscectomia), com exceção dos pacientes idosos.

4

A Meniscectomia, ou cirurgia ao menisco lesionado, consiste na remoção total, parcial ou sutura dessa cartilagem. A mais comum atualmente é a parcial, pois hoje sabe-se que a remoção total do menisco pode originar doenças articulares degenerativas progressivas.

Como tratar lesão do menisco - Passo 4
Imagem: fisioterapiarubiera.com
5

Na cirurgia para remoção parcial é deixada uma borda estável de menisco. O procedimento é realizado por via artroscópica sob anestesia, e o paciente recebe alta no mesmo dia.

6

A cirurgia da sutura ou reparo meniscal é realizada sobretudo em pacientes jovens, e consiste na aproximação de ambas as partes da rotura com um material absorvível, até sua cicatrização completa.

Como tratar lesão do menisco - Passo 6
Imagem: doctorantoniorios.com
7

Após a cirurgia, seja ela de remoção ou sutura, é aconselhada fisioterapia, uso de moletas para locução durante, pelo menos, 6 semanas, e não exercer peso sobre o joelho operado.

8

Se a lesão no menisco for considerada, por um profissional, de dimensões reduzidas, esta pode ser tratada apenas com recurso à fisioterapia e cuidados na movimentação do joelho.

Como tratar lesão do menisco - Passo 8
Imagem: coco-seo-img.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar lesão do menisco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
ALCEU MAZZIEIRO
Este artigo, bem como outros do mesmo site ajudam em muito as pessoas que os leiam, mantida naturalmente a ética de informar o estritamente necessário, sem dispensar na maioria dos casos a recomendação de procurar um especialista da área. Tenho 83 anos e vi a advertência de que, no meu caso (ligeira dor na região do menisco), devo fazer tratamento de fisioterapia. Parabéns
Ana cristina de sousa rodrigues
ola,estou como uma lesão degenerativa do menisco medial direito!fui submetida a uma artrocentese com drenagem de secreção citrina!já tomei vários remédios mas continuo com muitas dores.estou fazendo fisioterapia que também não esta nem aliviando as dores!tem algum outro tratamento que posso fazer?porque quando dobro o joelho fica estralhando
Marilene
Tenho 60 anos e quero saber como tratar o joelho , tive ruptura no menisco
A sua avaliação:
Ednéia
Sinto meus joelhos estralando, tem algo haver com o menisco?
Editor umComo.com.br
Imagem: einstein.br
Imagem: especialistadoombro.com.br
Imagem: fisioterapiarubiera.com
Imagem: doctorantoniorios.com
Imagem: coco-seo-img.blogspot.pt
1 de 5
Como tratar lesão do menisco