Como tratar lesão do menisco

Como tratar lesão do menisco
Imagem: einstein.br

Os meniscos são cartilagens com forma de cunha que se situam na articulação dos joelhos, sendo que cada um tem dois meniscos. A função destas "peças" é amortecer o impacto e promover o bom encaixe entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos não se movimentam muito e, por essa razão, estão mais propensos a lesões, chamadas lesões meniscais, que originam dor localizada ao executar movimentos tais como agachar e cruzar as pernas e sensação de joelho preso. Se você sofreu recentemente este tipo de lesão ou conhece alguém que tenha sofrido, continue lendo este artigo umComo.com.br e veja como tratar lesão do menisco!

Passos a seguir:
1

Quando sujeitos a movimentos bruscos, torções e cargas excessivas, os meniscos do joelho podem se romper, originando assim uma lesão.

2

Existem vários tipos de lesões no menisco, que se categorizam entre traumáticas, mais frequentes entre jovens e esportistas, e degenerativas, que surgem com o desgaste progressivo e afetam pessoas com mais de 40 anos.

Imagem: especialistadoombro.com.br
3

Por essa razão, para cada lesão no menisco deve ter-se em conta um tratamento específico, sendo que geralmente ele passa pela cirurgia (Meniscectomia), com exceção dos pacientes idosos.

4

A Meniscectomia, ou cirurgia ao menisco lesionado, consiste na remoção total, parcial ou sutura dessa cartilagem. A mais comum atualmente é a parcial, pois hoje sabe-se que a remoção total do menisco pode originar doenças articulares degenerativas progressivas.

Imagem: fisioterapiarubiera.com
5

Na cirurgia para remoção parcial é deixada uma borda estável de menisco. O procedimento é realizado por via artroscópica sob anestesia, e o paciente recebe alta no mesmo dia.

6

A cirurgia da sutura ou reparo meniscal é realizada sobretudo em pacientes jovens, e consiste na aproximação de ambas as partes da rotura com um material absorvível, até sua cicatrização completa.

Imagem: doctorantoniorios.com
7

Após a cirurgia, seja ela de remoção ou sutura, é aconselhada fisioterapia, uso de moletas para locução durante, pelo menos, 6 semanas, e não exercer peso sobre o joelho operado.

8

Se a lesão no menisco for considerada, por um profissional, de dimensões reduzidas, esta pode ser tratada apenas com recurso à fisioterapia e cuidados na movimentação do joelho.

Imagem: coco-seo-img.blogspot.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar lesão do menisco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.