Como tratar miomas durante a gravidez

Como tratar miomas durante a gravidez

Os miomas, também conhecido como fibromas, são tumores benignos que geralmente aparecem durante a gravidez devido ás hormonas da placenta e para além da mãe começar a ficar bastante preocupada com o aparecimento deste, a realidade é que as miomas podem vir a tornar-se um problema grave. Em umComo.com.br vamos dar todas as informações necessárias para que saiba como tratar miomas durante a gravidez.

Formação e crescimento

Os miomas, embora não exclusivos apenas durante a gravidez, ocorrem inicialmente durante este período devido ás alterações hormonais, instalando-se no útero. O seu tamanho pode variar, sendo pequenos como uma ervilha ou grandes como um bola te futebol, no entanto não há maneira de prever o tamanho que vão atingir. A unica forma de controlar a formação de um mioma é pelas ecografias frequentes desta maneira se pode avaliar o seu estado e o seu desenvolvimento.

Tipos de miomas

Dependendo da forma como se desenvolvem no útero, os miomas podem ser divididos em três grupos:

  • Subseroso, crescem fora do útero, de forma a não complicarem a gravidez nem obstruir o canal de nascimento.
  • Intramural são formados dentro da parede do útero e podem ficar bem grandes durante o período da gravidez, o que irá causar por vezes obstrução do canal de nascimento e ter que se recorrer à cesariana.
  • Submucosos, este tipo de miomas se desenvolvem dentro da cavidade uterina e são os que mais problemas originam durante a gravidez. Em alguns casos impede mesmo a mulher de engravidar, em outro casos pode ser razão para perda dentro do primeiro trimestre, por isso, é de extrema importância acompanhar a evolução deste mioma, monitorizando-o constantemente para garantir o bem estar do feto e do seu desenvolvimento.

Tratamentos

No caso de miomas subserosos e intramural requerem constante acompanhamento médico através de ecografias, isto para monitorizar a sua evolução e a possibilidade de obstrução do canal de nascimento, mas é raro os casos em que isto represente um verdadeiro problema para a mãe e o feto, de fato, após do nascimento da criança os miomas têm tendência a diminuir devido à ausência da estimulação hormonal. Quando se trata de miomas submucosos, é aconselhável retirá-los por um procedimento chamado histeroscopia, no entanto a decisão depende da avaliação de um especialista porque cada caso é diferente.

Não se assuste

Antes de um diagnostico de miomas durante a gravidez é muito importante manter a calma e escutar atentamente as instruções do seu médico, só ele pode ajudar a encaminhar a situação para que corra tudo bem. Este tipo de fibromas são benignos e têm tratamentos eficazes para os combater, dependendo da sua localização, por isso mantenha a calma e simplesmente siga as instruções do seu especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar miomas durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Recorra frequentemente aos exames durante a gravidez e siga as instruções do seu ginecologista.