Outros Respiração e Saúde Respiratória

Como tratar o broncoespasmo

Como tratar o broncoespasmo

O broncoespasmo mais que uma doença é um sintoma que ocorre quando os brônquios se obstruem de forma temporária devido a uma inflamação interna neles. Ao provocar um estreitamento das vias respiratórias, o seu principal sintoma é a dificuldade para respirar com normalidade, além do aparecimento de uma tosse chiada e uma sensação opressiva no peito. Trata-se de um sinal comum nos pacientes que sofrem de asma, mas também pode ser originada por outros fatores, como veremos ao longo deste artigo de umComo. Continue lendo e descubra como tratar o broncoespasmo, além das suas causas e sintomas comuns.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dispneia

Passos a seguir:

1

O broncoespasmo pode ser causado por uma contração muscular nas paredes dos pulmões, por uma inflamação da mucosa pulmonar ou por ambas ao mesmo tempo. Entre as condições comuns que causam o seu aparecimento encontram-se:

  • A asma.
  • Infecções respiratórias.
  • Patologias pulmonares crônicas, como a bronquite crônica.
  • Reação alérgica a determinados componentes de produtos químicos.
  • Choque anafilático.
2

É conveniente referir que os sintomas do broncoespasmo podem variar de um paciente para outro, se apresentando em diferentes graus de intensidade ou com uma menor ou maior duração. No geral, quem sofre desta condição tem os seguintes sintomas:

  • Opressão ou dor no peito.
  • Chiados.
  • Falta de fôlego.
  • Dificuldade para respirar com normalidade, já que quando os brônquios se encontram obstruídos, precisa de uma maior pressão para conseguir que o ar passe através deles.
  • Tosse.
  • Excesso de muco pegajoso, o qual pode chegar a tampar os brônquios e a dificultar ainda mais a respiração.
Como tratar o broncoespasmo - Passo 2
3

Perante o aparecimento destes sintomas, é fundamental ir ao médico de imediato, uma vez que será necessário um diagnóstico especializado para poder encontrar sintomas de ataques de asma, chiado e anormalidade no fluxo de ar.

Por norma, o tratamento do broncoespasmo inclui a administração dos chamados medicamentos broncodilatadores. Estes estão indicados para favorecer o desbloqueio das vias respiratórias, facilitar o fluxo de ar e, portanto, contribuir para uma melhor respiração. A sua ação é bastante rápida e em aproximadamente 10 minutos, o paciente poderá começar a notar a melhoria. É importante seguir as instruções de uso do médico e respeitar tanto a dose como a duração do tratamento a todo o momento.

Como tratar o broncoespasmo - Passo 3
4

Como dissemos anteriormente, a asma é uma das principais causas do broncoespasmo, por isso além dos broncodilatadores, é possível que o médico prescreva outros tipos de drogas destinados a prevenir e tratar as crises de asma. Por outro lado, também se podem receitar medicamentos com efeito anti-inflamatório com o objetivo de reduzir a inflamação dos brônquios e a presença excessiva de mucosidade; tudo isso fará com que o paciente possa respirar com menor dificuldade. É provável que estes últimos tenham que ser alternados com os anteriores, por isso deverão seguir sempre as instruções do médico para que o tratamento surta efeito.

5

Em alguns casos, os espasmos agudos do sistema respiratório podem se derivar ou intensificar-se devido a um quadro de ansiedade ou estresse, o que pode chegar a fazer com que o paciente apresente hiperventilação. Quando a situação é essa, o médico considerará a possibilidade de receitar algum tipo de medicamento para o tratamento da ansiedade. Desta forma, se reduzirão as tensões, o nervosismo, a dificuldade para respirar e se evitará o aparecimento de broncoespasmos devido a este transtorno emocional.

Como tratar o broncoespasmo - Passo 5
6

Ter em conta algumas medidas como as que explicamos de seguida é importante para prevenir, na medida do possível, o aparecimento dos espasmos bronquiais, tome nota:

  • Evitar frequentar ambientes com muita fumaça, umidade ou pó.
  • Manter os espaços da casa bem ventilados e limpos.
  • Evitar as mudanças bruscas de temperatura.
  • Evitar o contato com aqueles agentes ou componentes que nos causam alergia.
  • Vacinar-se contra a gripe e o pneumococo reduz as possibilidades de sofrer de infecções respiratórias e, portanto, o aparecimento de broncoespasmos.
  • Evitar fumar.
Como tratar o broncoespasmo - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o broncoespasmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Eustaquio Palhares
Tive irrupção de furúnculos depois de ter tido uma crise de bronco espasmos. Usei inflamatórios para tratar de dor e febre e constatei que os antinflamatórios e antitermicos também causam broncoespasmo - para quem já tem histórico dessa ocorrencia.i. Constatei com nimesulida e recentemente com dipirona monoidratada. Como fazer para administrar a recindiva do broncoespasmo causada pelo uso dos antiinflametórios?
teilor
minha filha tem asma e sofre muito d broncoespasmo, o corticoide q ela usa é a prednisolona, pois esses outros corticoides só podem ser tomados a partir dos 12 anos e alguns como o ibuprofeno são indutores d asma, também faz inalação com berotec (broncodilatador) e atrovent (esse é específico para inibir os broncoespasmos) e tbm tem a beclometasona (ou clenil) q é pra uso continuo e ajuda apenas a longo prazo (não tem efeito imediato), mas as vezes depois d tentar isso tudo, ainda tenho q levar no hospital pra fazer inalação com adrenalina, e já teve uma vez q nem isso resolveu e ela voltou pra casa tossindo... consulte seu medico e pergunte sobre essas alternativas, não use por conta propria, os remedios inalatorios broncodilatadores aceleram o coração...
domiçiano gonçalves da silva
eu sofro de broncoespasmo o que devo tomar para me curar?
arnaldo nelson abdala
bom dia a minha esposa esta com broncoespasmo a mais de quarenta e cinco dias esta sofrendo muito com isso ela esta usando bombinha mais mesmo assim sente dificuldade de respirar ela passa muito mal no serviço existe possibilidade de se a fastar do serviço para o tratamento
Eustaquio Palhares
Oi Arnaldo, aprendi sofrendo um desconforto que não desejo prá ninguem. O tratamento que efetivamente acabou com a minha crise foi o uso de Fostair de 8 em 8 horas, para curar a inflamação dos bronquios e, como resgate imediato, o uso de aerolin, de seis em seis horas. Legal também usar um ansiolítico, um clonazepam 0,5 mg para ajudar a controlar a ansiedade que esse pavoroso desconforto causa. Com o ansiolítico, a gente aprende a ir levando com uma respiração curta, sem forçar o peito que não quer abrir.. Ou seja, tive a assistneica de pneumologistas mas colaborei também com minha pesquisa....
1 de 5
Como tratar o broncoespasmo