Como tratar o cheiro de suor

Como tratar o cheiro de suor
Imagem: 5 Estilos

Axilas e pé são as partes do corpo que mais causam constrangimentos com o mal cheiro causado por suor. Conhecido por Bromidrose, o problema ocorre quando o suor formado por água, sais minerais e células que não se decompõem e saem pelos poros da pele em contato com bactérias e fungos. Mas em umComo.com.br você aprende como tratar o cheiro do suor de maneira simples e eficaz.

Foto: 5 Estilos

Identificar a causa agiliza o tratamento

Para tratar o cheiro de suor é preciso descobrir de onde vem o problema, que ainda pode ser causado por micróbios e alimentos como cebola, alho e pimentas, por exemplo.

É fundamental manter a higiene da pele das mãos, pés e axilas, regiões em que a sudorese é comum. Isso porque nessas partes estão concentradas as glândulas sudoríparas. Mantendo essas partes limpas e secas você evita a proliferação dos microorganismos que criam o mau cheiro ao suor.

A cirurgia é uma das últimas soluções recomendadas já que não cura a bromidrose ao passo de que se controla o excesso de transpiração nas áreas de maior ocorrência do problema.

Pele deve receber cuidados diários

  • Depois do banho, seque bem as partes do corpo que costumam suar em excesso. Você pode usar um secador na temperatura morna, inclusive direcionando o ar entre os dedos dos pés.
  • Desodorantes e sabonetes antissépticos antitranspirantes também controlam a produção excessiva de suor, mas também são recomendados medicamentos com ação bactericida, fungicida e antimicótica.
  • Troque de meias, camisetas, sutiãs, calcinhas e cuecas todos os dias e evite usar materiais sintéticos. Dê preferência a roupas produzidas em algodão e tecidos inteligentes que secam rapidamente e tem poros que permitem a ventilação e transpiração da pele.
  • Quem tem Bromidrose nos pés deve alternar o uso dos sapatos diariamente. Deixe-os respirando por pelo menos 24 horas após calça-los. Sempre que possível, use calçados abertos e feitos com matérias-primas naturais como couro, que tem poros que permitem à pele respirar.
  • Depilar axilas e manter os pelos das regiões de maior incidência do suor sempre aparados ajudam a permitir que a pele respire e não acumule bactérias e micróbios.

Receitas caseiras fáceis de fazer

Além de cuidar da higiene pessoal para tratar o cheiro do suor, você também conta com formas caseiras para resolver o problema. A alimentação é uma delas. Você pode passar a consumir alguns bons vegetais e frutas e eliminar das refeições farinhas, massas, gorduras e açúcares.

Alimente-se a cada três e no máximo cinco horas, em porções menores, com vegetais e proteína animal, em pratos preparados e cozidos com pouco sal. Para dar sabor à comida, use azeite, ervas como orégano, manjericão e folha de louro, que possuem propriedades curativas.

Veja outras soluções caseiras:

  • Bicarbonato - Misture bicarbonato de sódio e cerca de 10 ml de água formando uma massa homogênea. Aplique com as mãos mesmo nas axilas. Deixe agir por 5 minutos. Passe a misture três vezes ao dia.
  • Bicarbonato e talco (fécula de milho) – Você também pode optar pela mistura das duas substâncias. Use-as diariamente após o banho, quando os poros da pele estão dilatados e a absorverão melhor.
  • Limão – Usar um pouco do sumo desta fruta na região de transpiração diariamente ajuda a mantê-la seca por mais tempo.

Leia também: Como tirar o cheiro de suor da roupa

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cheiro de suor, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Viu como é possível tratar o cheiro do suor? Agora é a sua vez de nos dizer qual assunto você quer ver nos posts do umComo.com.br. Interaja conosco mandando sua sugestão.