menu
Partilhar

Como tratar o citomegalovírus

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar o citomegalovírus

O citomegalovírus é um vírus da família do herpes e muitas pessoas ao longo de sua vida podem entrar em contato com ele. Normalmente só as pessoas com um sistema imunitário debilitado podem chegar a ficar afetadas pela infecção. É um vírus que está no corpo humano toda a vida, mas só será um problema futuro se suas defesas estiverem baixas. No seguinte artigo de umComo explicamos a você como tratar o citomegalovírus.

Também lhe pode interessar: Como tratar a peritonite
Passos a seguir:
1

O citomegalovírus é uma infecção bastante comum no mundo, mas como dissemos só afeta se suas defesas estiverem frágeis. Em casos extremos do sistema imunitário muito danificado, como em pacientes de HIV, o citomegalovírus não tem que aparecer.

2

O diagnóstico desta doença dependerá do órgão que tenha sido afetado. Por exemplo, um oftalmologista pode chegar a diagnosticar este vírus observando a parte traseira do olho, um estomatólogo pode diagnosticar o citomegalovírus em uma amostra de tecido afetado do esôfago. Seja como for, este vírus pode afetar uma variedade de órgãos, e é algo que deve ser tido em conta na hora de tratar.

3

O tratamento do citomegalovírus baseia-se na administração de medicamentos antivirais. Este tipo de vírus não tem cura, ou seja, não é possível eliminá-lo do organismo. Só podem ser tratados os sintomas para que não avancem. Se, por exemplo, se tratar de uma rinite por citomegalovírus, é importante ter em conta que o dano provocado pelo vírus não se reverte, só podemos impedir que avance mais.

4

O tratamento do citomegalovírus divide-se em duas fases: a terapia de indução na qual se trata a doença e costuma durar umas três semanas; e a terapia de manutenção, na qual se procura prevenir o reaparecimento do vírus no futuro e que possa provocar outra doença. O mais recomendável é que quando se começa com o tratamento, se continue com a manutenção por um longo período de tempo.

5

Para acelerar a recuperação durante o tratamento, também se recomenda repouso para recuperar os níveis normais de atividade, acompanhado de analgésicos e lavagens com água e sal quente para aliviar os sintomas. Normalmente os antivirais não se usarão nos casos em que o sistema imunitário funcione perfeitamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o citomegalovírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como tratar o citomegalovírus
Como tratar o citomegalovírus

Voltar ao topo da página