Como tratar o cobreiro

Como tratar o cobreiro
Imagem: albanesi.it

O cobreiro, também conhecido como herpes zóster, é uma doença infecciosa causada por um vírus. Este tipo de herpes é a reativação do vírus da catapora que a pessoa já tinha adquirido anteriormente. O vírus herpes zóster nunca é eliminado do organismo, ele permanece apenas adormecido, e quando surge uma diminuição da imunidade o vírus volta a multiplicar-se, dando origem a um novo surto. As áreas normalmente afetadas por este tipo de herpes são as costas, o pescoço, as pernas e braços e o rosto. Se foi afetado por este vírus, de seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como tratar o cobreiro.

Passos a seguir:
1

É importante conhecer primeiro quais são os sintomas do cobreiro. Esta infeção do herpes zóster dá origem a uma erupção de bolhas, idênticas às da catapora, que gera coceira intensa e dor na região do nervo afetado. Os sintomas começam geralmente com uma sensação de formigueiro seguido de uma dor em pontada.

2

Perante o aparecimento dos sintomas acima indicados, a primeira coisa que deve fazer é consultar o seu médico, para que este lhe faça um diagnóstico indicado e para lhe prescrever o tratamento correto. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores resultados poderá ter.

3

O tratamento para o cobreiro não é muito complicado, normalmente envolve o alívio da dor enquanto trata os sintomas da erupção. O seu médico irá prescrever-lhe um medicamento antiviral, como o Zovirax ou o Zanciclovir, que alivia a dor e previne que esta progrida. Poderá também receitar-lhe um anti-inflamatório como o ibuprofeno, aspirina ou paracetamol para controlar as dores.

4

Este tratamento é feito, geralmente por cerca de 5 a 10 dias. As erupções na pele deverão desaparecer por completo em cerca de 21 dias.

5

Caso esta infeção se tenha desenvolvido nos seus lábios, veja o nosso artigo sobre como curar o herpes labial com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cobreiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • É bastante importante não rebentar as bolhas, pois isso apenas prolongará o tempo de cura, prolongando a cicatrização e ainda poderá desenvolver uma infeção secundária.