O cotovelo de tenista

Como tratar o cotovelo de tenista

Como tratar o cotovelo de tenista

Os problemas mais frequentes do cotovelo são: epicondilite ou cotovelo de tenista, epitrocleite ou cotovelo de golfista e bursite do olécrano. A epicondilite (cotovelo de tenista) é um das condições mais comuns do membro superior e costuma dar-se em pessoas que jogam tênis. Se foi diagnosticado com esta patologia, veja as recomendações a seguir para o seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Como tratar o Cotovelo de Golfista
Passos a seguir:
1

O tratamento inicial do cotovelo, implica um período de repouso, não superior a 2 dias, uma vez que isto poderia tornar crônica a patologia.

2

Pode-se aplicar gelo no cotovelo afetado. Nunca aplique gelo diretamente, apenas em bolsas especiais para este fim, ou simplesmente embrulhado num lenço ou numa toalha.

3

Utilize uma cinta de cotovelo que comprima os músculos, uma vez que impede a contração completa dos músculos extensores, o qual reduz a lesão que produz a tensão no tendão extensor.

4

Esta compressão deve exercer-se desde uma região distal ao cotovelo, por isso deve comprimir de 4 a 5 cm do antebraço até ao cotovelo. São preferíveis as cintas que tapem mais superfície e que se colocam o mais abaixo possível, assim comprime-se mais os músculos do antebraço.

5

Como em todas as patologias musculares e articulares, os anti-inflamatórios não esteroides são úteis para diminuir a dor. Os recomendados são: paracetamol (500 mg/6 hrs), ibuprofeno (200 mg/8 hrs), aspirina (325 mg/8 hrs), diclofenac (50 mg/8 hrs).

6

No caso da dor não acalmar ou no caso dos anti-inflamatórios não esteroides estarem contra-indicados, pode-se aplicar infiltrações locais com corticosteroides, que produz alívio dos sintomas em 90% dos casos.

7

Esta infiltração pode-se repetir em quatro a oito semanas se não houver resposta ou se houver uma recaída, mas não deve ser repetida mais de três ou quatro vezes, uma vez que é pouco provável que seja eficaz.

8

Depois da dor desaparecer, é importante fazer um programa de exercícios para fortalecer os músculos extensores do cotovelo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cotovelo de tenista, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nos casos refratários, em que os sintomas persistem por mais de 6-12 meses pode considerar a remoção cirúrgica.
  • No caso de dor no cotovelo, consulte um médico, uma vez que nem todas as dores têm o mesmo tratamento.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Valter Fernandes
Muito bom. Obg pela explicação.
Editor umComo.com.br
Oi Valter! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO!
jose valdeci silverio
muito boa suas explicaçoes tava preocupado , nao estou mais obrigado mesmo , vcs estao de parabens
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose, muito obrigada valeu :) Continue seguindo as nossas novidades!
arleide
estou com poblema no meu cotovelo o medico disse que e epicondilite ,ja tomei muitos remedio anti inflamatori,e ainda faço fiziioterapia tem uns quatros meses,e nao melhorou nada ,o medico disse que eu vou ter que fazer filtraçao eu estou com medo de dar algum poblema... ja tomei duas caixa cetoprofeno 100mg e duas caixa de meloxigram 15 mge duas injeção corticoide nas nadegas sera que os remedio estão sendo fraco pois não melhorei nada...
Como tratar o cotovelo de tenista