Como tratar o cotovelo de tenista

Como tratar o cotovelo de tenista

Os problemas mais frequentes do cotovelo são: epicondilite ou cotovelo de tenista, epitrocleite ou cotovelo de golfista e bursite do olécrano. A epicondilite (cotovelo de tenista) é um das condições mais comuns do membro superior e costuma dar-se em pessoas que jogam tênis. Se foi diagnosticado com esta patologia, veja as recomendações a seguir para o seu tratamento.

Passos a seguir:
1

O tratamento inicial do cotovelo, implica um período de repouso, não superior a 2 dias, uma vez que isto poderia tornar crônica a patologia.

2

Pode-se aplicar gelo no cotovelo afetado. Nunca aplique gelo diretamente, apenas em bolsas especiais para este fim, ou simplesmente embrulhado num lenço ou numa toalha.

3

Utilize uma cinta de cotovelo que comprima os músculos, uma vez que impede a contração completa dos músculos extensores, o qual reduz a lesão que produz a tensão no tendão extensor.

4

Esta compressão deve exercer-se desde uma região distal ao cotovelo, por isso deve comprimir de 4 a 5 cm do antebraço até ao cotovelo. São preferíveis as cintas que tapem mais superfície e que se colocam o mais abaixo possível, assim comprime-se mais os músculos do antebraço.

5

Como em todas as patologias musculares e articulares, os anti-inflamatórios não esteroides são úteis para diminuir a dor. Os recomendados são: paracetamol (500 mg/6 hrs), ibuprofeno (200 mg/8 hrs), aspirina (325 mg/8 hrs), diclofenac (50 mg/8 hrs).

6

No caso da dor não acalmar ou no caso dos anti-inflamatórios não esteroides estarem contra-indicados, pode-se aplicar infiltrações locais com corticosteroides, que produz alívio dos sintomas em 90% dos casos.

7

Esta infiltração pode-se repetir em quatro a oito semanas se não houver resposta ou se houver uma recaída, mas não deve ser repetida mais de três ou quatro vezes, uma vez que é pouco provável que seja eficaz.

8

Depois da dor desaparecer, é importante fazer um programa de exercícios para fortalecer os músculos extensores do cotovelo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o cotovelo de tenista, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nos casos refratários, em que os sintomas persistem por mais de 6-12 meses pode considerar a remoção cirúrgica.
  • No caso de dor no cotovelo, consulte um médico, uma vez que nem todas as dores têm o mesmo tratamento.