Como tratar o eczema quando está no cabelo

Como tratar o eczema quando está no cabelo

O eczema do couro cabeludo também se conhece como dermatite seborreica, é uma condição da pele que causa coceira e manchas vermelhas no couro cabeludo, gerando uma sensação de incomodidade mas que não é perigoso. A medicação prescrita para tratar a doença da pele pode ser cara, já que o tratamento é um shampoo diário que controla a dermatite e requer a compra mensal do mesmo para manter a condição sob controle. Os medicamentos sem receita médica para a dermatite seborreica são eficazes para reduzir a severidade da doença e são significativamente mais baratos que o tratamento prescrito.

Vai precisar de:
  • Shampoo anticaspa
  • Creme antimicótica
  • Shampoo e condicionador hidratante
  • Luvas de algodão
Passos a seguir:
1

Lave o cabelo com um shampoo anticaspa. Os shampoos anticaspa contêm sulfato de selênio, ácido salicílico ou alcatrão que ajudam a aliviar os sintomas da coceira e as manchas secas, quando se utiliza diariamente. Estes ingredientes ativos acalmam a irritação do couro cabeludo, enquanto mantêm os óleos naturais do seu cabelo, que são necessários para manter o couro cabeludo saudável e umectado.

2

Aplique uma pequena quantidade de creme antifungos diretamente sobre a mancha que coça. Um creme antifúngico sem receita que contém clotrimazol, reduz a irritação se for utilizado corretamente. Alternativamente, aplique creme de hidrocortisona e massageie a área afetada do couro cabeludo, para reduzir a vermelhidão e a secura.

3

Evite os shampoos e condicionadores pesados. Os shampoos e os condicionadores que contêm lauril sulfato de sódio, tiram os óleos naturais do cabelo, necessários para prevenir a coceira do couro cabeludo. Mude para um shampoo e condicionador hidratante para evitar a exacerbação da sua doença.

4

Evite coçar a cabeça na área do eczema. É uma tentação coçar o couro cabeludo quando pica, mas coçar-se piora sua condição e pode conduzir a uma infecção devido às bactérias que há nas unhas e nos dedos. Use luvas de noite durante a hora de deitar-se, se você tem uma tendência a coçar o seu couro cabeludo durante o sonho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o eczema quando está no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte um dermatologista para saber como tratar o eczema quando está na cabeça.