Partilhar

Como tratar o estresse relacionado com o trabalho

Por Sara Viega. Atualizado: 13 outubro 2017

O estresse ocorre quando nossos sistemas estão sobrecarregados por questões internas ou externas e com frequência vem acompanhado de conotações negativas. No entanto, o estresse em pequenas doses não é mau, como o desafio de seu chefe com uma nova atribuição que o ajuda a crescer. Muito estresse, incluindo as cargas de trabalho excessivo, trabalhar muitas horas, colegas de trabalho abusivos e chefes e clientes exigentes podem conduzir ao desgaste. O estresse de trabalho parece aumentar cada vez mais. O controle do estresse eficaz é crucial para sobreviver a alguns ambientes de trabalho. Em umComo vamos ajudá-lo para que saiba como tratar o estresse relacionado com o trabalho.

Também lhe pode interessar: Como tratar o estresse pós-traumático
Passos a seguir:
1

Cuide de sua dieta para reduzir o estresse. Assegure-se de dormir o suficiente e se alimentar com uma dieta saudável para estar preparado para enfrentar clientes desafiantes. As pessoas estressadas tendem a escolher os alimentos com cafeína, açucarados e gordurosos, inclusive o álcool para obter energia rapidamente. O efeito destas opções acaba logo e também causará um aumento de peso, debilitando ainda mais sua capacidade para lidar com o estresse. Tenha uma dieta com frutas, verduras, água e alimentos não elaborados.

2

Exercício. O exercício de forma regular ajuda a baixar a produção de hormônios do estresse e neuroquímicos associados. Faça exercícios cardiovasculares como correr, andar de bicicleta ou usar a máquina elíptica e praticar yoga. O yoga ensina como respirar corretamente e também obriga a alongar e relaxar.

3

Siga seu próprio ritmo e delegue responsabilidades no trabalho sempre que seja possível. Não faça tudo sozinho, é provável que isso leve ao esgotamento. Também, se você se considera imprescindível, sofrerá uma sensação de estresse muito maior.

4

Prepare-se para os dias de trabalho cansativos aproximando-se de seus entes queridos. Leia um conto antes de dormir com seus filhos. Passe um tempo de qualidade com seu parceiro. Saia para caminhar ou chame um bom amigo para uma palestra agradável. Se puder, procure um bom terapeuta para enfrentar a tensão extrema no trabalho.

5

Evite passar várias horas diante do computador sem interrupções. Faça um descanso de cinco minutos a cada hora para estimular a circulação sanguínea, caminhe ao redor de seu escritório e faça alguns exercícios leves de alongamento. Feche os olhos e concentre-se em respirar profundamente quando se sentir muito estressado.

6

Fale com seu chefe se você se sente sobrecarregado ou se tiver dúvidas a respeito de seu ambiente de trabalho. Seja firme e lembre-se de não fazer mais do que pode aguentar. Se seu chefe não quer escutar, pode ser hora de encontrar outro trabalho com um supervisor mais empático.

Veja também: Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o estresse relacionado com o trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como tratar o estresse relacionado com o trabalho

Voltar ao topo da página