Como tratar o Mal de Simioto

Como tratar o Mal de Simioto

Embora a medicina não a reconheça como uma enfermidade oficial a popularmente chamada doença do macaco, afeta muitas pessoas, inclusive crianças de algumas regiões brasileiras sofrem desse mal. Como não é reconhecida como uma doença oficial, existem alguns tratamentos alternativos através da medicina alternativa para tratar o Mal de Simiot. Saiba mais a respeito com os dados que o umComo.com.br reuniu a respeito do tema.

O que é e sintomas do Mal de Simioto

A desnutrição infantil no Brasil não é um problema raro, embora venha diminuindo consideravelmente ao longo dos últimos anos. Porém, existem regiões do país em que são diagnosticados com maior frequência casos de desnutrição grave. Quando outros sintomas acompanham a doença pode indicar o Mal de Simioto ou, como também é chamado, doença do macaco.

Mesmo que pessoas de qualquer idade possam ser afetadas, é mais comum em crianças, inclusive, nos primeiros meses e anos de vida. A enfermidade pode se manifestar de duas maneiras. Na forma clássica, os sintomas que acompanham a desnutrição crônica são forte diarreia, anemia difícil de curar, falta de apetite e barriga inchada (distensão abdominal).

Em mulheres, outros sinais da doença são abortos de repetição e, de forma geral, vômito, dor no abdômen, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, osteoporose e infertilidade. Já a forma não clássica do mal de Simioto costuma apresentar sinais menos aparentes, como alterações gastrointestinais, além de cansaço e irritação excessivas, anemia, prisão de ventre, baixo ganho de peso e estatura, manchas no esmalte dos dentes, esterilidade e osteoporose precoce.

Causas e tratamentos para o Mal de Simioto

Como não se trata de uma doença reconhecida pela medicina, uma vez que não há informações científicas sobre ela, pessoas que apresentem os sintomas não são diagnosticadas com o mal de Simioto. Nesse caso, os médicos tratam os sintomas que o paciente manifestar. Nas regiões do país onde a doença é mais comum, tratar o Mal de Simioto consiste em levar os enfermos a curandeiros e benzedeiros, havendo muitos relatos de cura dos sintomas após tratamentos alternativos à base de ervas.

Nesses casos, são comuns os banhos com uma combinação de ervas na criança ou adulto doente, além de passar uma pasta em seu corpo que serviria para trazer à tona os vermes que estão causando o problema. Além de parasitas, aponta-se outras causas para o Mal de Simioto, como a alergia ao leite de vaca. A questão é que muitas mães não amamentam os seus filhos e lhe dão leite de vaca, mas os pequenos ainda não têm as enzimas necessárias para digerir o líquido, provocando intolerância.

Isso é comum em crianças, mas com o tempo o seu trato intestinal pode receber bem o leite de vaca, mas no começo de suas vidas não. Por isso, entre muitas outras razões, os órgãos governamentais indicam que as mães amamentem os seus filhos até, no mínimo, os seis meses de vida. É ainda melhor se puderem fazê-lo até aos dois anos, lembrado que as mães podem amamentar os seus filhos até que tenham leite, mesmo que já estejam mais crescidinhos. Claro que, após os seis meses, outros alimentos devem ser incluídos na dieta do bebê.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o Mal de Simioto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.