Como tratar o olho vermelho

Como tratar o olho vermelho
Imagem: horadesantacatarina.clicrbs.com.br

Os olhos com algum grau de vermelhidão é um sintoma comum de muitas situações, geralmente, não graves. Porém, também podem indicar problemas sérios de saúde e quando a vermelhidão se prolonga por dias é preciso buscar ajuda médica. Para os casos mais comuns, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como tratar o olho vermelho.

Passos a seguir:
1

Olhos vermelhos podem indicar uma série de situações, normalmente, associadas a pequenas inflamações ou infecções. A vermelhidão presente no branco dos olhos pode sugerir falta de sono ou estar associada a resfriados e rinites alérgicas. Dessa forma, para tratar o olho vermelho da forma mais adequada é preciso saber qual a causa do sintoma. Se for apenas uma noite de sono mal dormida, basta dormir bem, em torno de oito horas. Dormir pouco pode secar os olhos, causando a sua inflamação.

Imagem: allaboutvision.com
2

Se a vermelhidão acometer a pálpebra, então, possivelmente seja a chamada blefarite, uma infecção que deixa a região perto dos cílios não só vermelha, mas inchada e coçando. Os olhos podem ser afetados, inclusive, com vermelhidão e lacrimejarem. As causas mais comuns são alérgicas, assim, aconselha-se evitar dormir com cremes e maquiagem. Até houver melhora, é importante não usar maquiagem nos olhos e lavar bem a pálpebra e os olhos com soro fisiológico e fazer compressas com água morna. Usar xampu de bebê também ajuda no tratamento.

3

Outra causa dos olhos vermelhos é a secura em decorrência da vista cansada, o que ocorre geralmente com quem fica muitas horas em frente ao computador. Para evitar isso, recomenda-se às pessoas que tenham o costume de piscar os olhos com alguma frequência, o que ajuda a manter os olhos úmidos. Existem colírios que possuem unicamente o objetivo de umedecer os olhos, porém, não devem ser usados em excesso.

4

Olhos cansados devido ao trabalho ou à insônia também podem ser tratados com o uso de compressas frias e compressas mornas, que podem ser feitas de modo alternado. Nesse caso, molhe uma pequena e limpa toalha com água e deixe-a sobre os olhos por cinco minutos. Faça primeiro com água à temperatura ambiente e depois com água morna, a fim de ativar a circulação nos olhos e tratar a inflamação.

5

As infusões de ervas são outros tratamentos para a inflamação dos olhos. O chá de hamamélis é um deles, com a qual se pode fazer uma infusão, deixar amornar, umedecer um algodão com ela e aplicar no olho inflamado. O chá de malva também é eficiente para aplicar nos olhos, uma vez que tem ação anti-inflamatória.

Imagem: elive.com.ua
6

Outro tratamento natural é com rodelas de cenoura, que ajudam no descongestionamento ocular. Para tanto, basta cortar duas fatias finas de cenoura deixá-las sobre os olhos durante dez minutos. O procedimento pode ser realizado três vezes ao dia, sempre com fatias de cenouras frescas e bem lavadas. Quando o vermelho dos olhos cobre a pupila ou mesmo a vermelhidão se prolonga por alguns dias, está na hora de ir ao médico. Da mesma forma, não se pode esperar para buscar um especialista se houver dor nos olhos, visão distorcida ou se você enxerga uma névoa rosada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o olho vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.