menu
Partilhar

Como tratar o pé chato

Como tratar o pé chato

Os pés chatos aparecem quando o arco do pé cai, fazendo com que toque a superfície do pé. Esta condição também se conhece como arcos caídos ou pronação dos pés. Os pés chatos podem ser causados por uma lesão ou pelo desenvolvimento normal. Como não há arco para ajudar a distribuir o peso uniformemente através dos pés, os pés planos podem ser dolorosos e podem interferir no andar. Há umas medidas simples que ajudam a aliviar a dor e os incômodos causados pelo pé chato.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar o pé de atleta
Passos a seguir:
1

Descanse corretamente. A dor e os incômodos associados com os pés chatos diminuem drasticamente quando damos um tempo para que nossos pés descansem e se recuperem.

2

Evite os saltos altos. Sapatos de salto alto tendem a agravar os pés chatos ao obrigar que a planta do pé esteja em uma posição arqueada. Os sapatos que são flexíveis e de apoio são as melhores opções para os pés arqueados.

3

Compre modelos ortopédicos. Ortopédicos são sapatos concebidos para suportar o arco e o calcâneo (do calcanhar) em pessoas com pé chato. Este tipo de apoio pode aliviar o estresse e a tensão causada pelo uso de certos tipos de sapatos.

4

Perca o excesso de peso. O excesso de peso no pé chato ou plano pode agravar ainda mais a situação. O peso de menos que os seus pés têm de transportar, é proporcional à dor que você vai experimentar.

5

Os exercícios podem ajudar no tratamento dos pés chatos; estes exercícios têm a finalidade de reforçar a musculatura supinadora do pé (tibial posterior principalmente), corrigir defeitos posturais que interferem na marcha e alongar o tríceps sural (aumentar a flexão dorsal do pé). Em teoria, os exercícios devem ser indicados para crianças pequenas com escassa potência muscular dos inversores do pé. O exercício mais comuns para este caso costuma ser caminhar apoiando o pé sobre a borda externa. No entanto, o exercício mais útil é o alongamento passivo do tríceps sural (quando o seu encurtamento mantém o pé plano). Desta maneira consegue-se indiretamente aumentar a flexão dorsal real do pé. Ao alongar o tríceps corrigimos o valgo do calcâneo. Os exercícios são tratamentos ativos (realizados pelo mesmo paciente), que devem ser mantidos enquanto persista a hipermobilidade natural do pé da criança pequena. Quando se tenha desenvolvido uma estrutura rígida no pé com a idade, o arco ou abóbada plantar atingirá um desenvolvimento e estabilidade aceitável. No adulto com pé plano doloroso, os exercícios ativam a circulação e contribuem para vencer o espasmo muscular, aliviando a dor.

6

Em último caso a cirurgia poderia ser uma possibilidade. Geralmente é um tratamento excepcional. Raramente se intervém em um pé plano antes dos 9 ou 10 anos de idade. As intervenções podem ser: - sobre partes moles: transferências tendinosas - intervenções ósseas: osteotomias; artrodeses.

7

Se você quer tratar corretamente os pés chatos, consulte o mais rápido possível o seu médico de confiança que irá mandá-lo a um traumatologista especializado em pés.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o pé chato, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
aidé silva
estou com dor em cima do pé e enchando oque pode ser
Naiara de souza Silva
Oi meu nome e naiara tenho 22anos tenho pe chato e isso está mim encomodado muito não aguentado usa mais nada não sei oque eu faço mais
giovana
Minha mae tem pe charto e nao to conseguindo encontra especialista q trate Ela tem diabete q dificulta ainda mais
Beatriz
Meu filho tem oito ano tem o pe chato ,tem com tratar pra nao ficar defeituoso ou nao
Leve
Compre um sapato ortopédico
rosana
A minha vida inteira tenho suportado essas dores, e a deformação dos meus sapatos ( que ficam uma lástima) , fazer ginástica têm me ajudado, mas hoje estou com a dor tão forte, que nem isso posso mais fazer. Parece que com a idade avançando, a dor vai piorando... consertar com cirurgia não me parece uma coisa simples, será que tem especialista com essa disposição?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosana, penso que o melhor seria sim ir a um especialista para lhe indicar qual seria a melhor forma de aliviar os incômodos.
rosa cassimira maia
gostaria de ter um sapato que descansasse meus pes pois tenho o pe chato todo sapato que coloco fica feio no meu pe

Como tratar o pé chato
Como tratar o pé chato

Voltar ao topo da página