Como tratar o pé chato

Como tratar o pé chato

Os pés chatos aparecem quando o arco do pé cai, fazendo com que toque a superfície do pé. Esta condição também se conhece como arcos caídos ou pronação dos pés. Os pés chatos podem ser causados por uma lesão ou pelo desenvolvimento normal. Como não há arco para ajudar a distribuir o peso uniformemente através dos pés, os pés planos podem ser dolorosos e podem interferir no andar. Há umas medidas simples que ajudam a aliviar a dor e os incômodos causados pelo pé chato.

Vai precisar de:
  • Aparelhos ortopédicos
  • Tratamento de pés chatos
Passos a seguir:
1

Descanse corretamente. A dor e os incômodos associados com os pés chatos diminuem drasticamente quando damos um tempo para que nossos pés descansem e se recuperem.

2

Evite os saltos altos. Sapatos de salto alto tendem a agravar os pés chatos ao obrigar que a planta do pé esteja em uma posição arqueada. Os sapatos que são flexíveis e de apoio são as melhores opções para os pés arqueados.

3

Compre modelos ortopédicos. Ortopédicos são sapatos concebidos para suportar o arco e o calcâneo (do calcanhar) em pessoas com pé chato. Este tipo de apoio pode aliviar o estresse e a tensão causada pelo uso de certos tipos de sapatos.

4

Perca o excesso de peso. O excesso de peso no pé chato ou plano pode agravar ainda mais a situação. O peso de menos que os seus pés têm de transportar, é proporcional à dor que você vai experimentar.

5

Os exercícios podem ajudar no tratamento dos pés chatos; estes exercícios têm a finalidade de reforçar a musculatura supinadora do pé (tibial posterior principalmente), corrigir defeitos posturais que interferem na marcha e alongar o tríceps sural (aumentar a flexão dorsal do pé). Em teoria, os exercícios devem ser indicados para crianças pequenas com escassa potência muscular dos inversores do pé. O exercício mais comuns para este caso costuma ser caminhar apoiando o pé sobre a borda externa. No entanto, o exercício mais útil é o alongamento passivo do tríceps sural (quando o seu encurtamento mantém o pé plano). Desta maneira consegue-se indiretamente aumentar a flexão dorsal real do pé. Ao alongar o tríceps corrigimos o valgo do calcâneo. Os exercícios são tratamentos ativos (realizados pelo mesmo paciente), que devem ser mantidos enquanto persista a hipermobilidade natural do pé da criança pequena. Quando se tenha desenvolvido uma estrutura rígida no pé com a idade, o arco ou abóbada plantar atingirá um desenvolvimento e estabilidade aceitável. No adulto com pé plano doloroso, os exercícios ativam a circulação e contribuem para vencer o espasmo muscular, aliviando a dor.

6

Em último caso a cirurgia poderia ser uma possibilidade. Geralmente é um tratamento excepcional. Raramente se intervém em um pé plano antes dos 9 ou 10 anos de idade. As intervenções podem ser: - sobre partes moles: transferências tendinosas - intervenções ósseas: osteotomias; artrodeses.

7

Se você quer tratar corretamente os pés chatos, consulte o mais rápido possível o seu médico de confiança que irá mandá-lo a um traumatologista especializado em pés.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o pé chato, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.