Partilhar

Como tratar onicomicose

Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar onicomicose

Deseja saber como tratar a onicomicose? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! As unhas, principalmente para as mulheres, fazem parte da estética e pode dizer muito sobre se a pessoa é bem cuidada e possui boa higiene, porém, existem situações em que certas doenças acabam acometendo as nossas unhas deixando-as com um aspecto feio e mal cuidado, este é o caso da onicomicose. Você vai entender um pouco mais sobre o que significa a onicomicose por meio desta leitura.

Também lhe pode interessar: Como tratar a metatarsalgia
Passos a seguir:
1

A onicomicose é um tipo de infecção que acomete as unhas, esta infecção é causada por fungos.

A infecção fúngica causada pela onicomicose pode acometer apenas uma unha ou, várias unhas de seus pés ou mãos ao mesmo tempo.

Os fungos mais encontrados sobre as unhas são os denominados de dermatófitos: eles se alimentam de um componente chamado queratina que está presente em nossas unhas, este componente é responsável por conceder maior rigidez e fortalecimento das unhas.

Como tratar onicomicose - Passo 1
2

A onicomicose é uma doença muito comum, ela tende a acometer aproximadamente 20% da população que possui idade superior a 40 anos.

Os fatores de risco para se contrair esta doença são: possíveis contaminações provenientes de salões de beleza (devido a falta de esterilização ou esterilização incorreta dos utensílios utilizados) e pés totalmente expostos (quando utilizamos chinelos e sandálias mais abertas).

As pessoas que possuem uma idade superior a 60 anos podem ser acometidas pela onicomicoses devido a baixa imunidade causada por outras doenças e devido ao uso de medicamentos que acabam debilitando o organismo destas pessoas.

Pessoas que possuem um contato muito intenso com água também estão propensas a contrair esta doença.

3

A onicomicose se manifesta por meio de um inchaço na pele que se encontra ao redor da unha, esta pele pode ficar avermelhada e você poderá sentir dores. Também pode haver deslocamento da borda unha, aumento da espessura das mesmas, destruição de suas formas e crescimento da unha de forma irregular e deformada.

4

As onicomicoses podem ser tratadas por meio de medicamentos, a maioria deles são disponibilizados na forma de cremes, pomadas, soluções ou esmaltes. Basta aplicar estes medicamentos sobre as unhas de forma regular.

5

Caso a doença esteja em um grau mais avançado, talvez seja necessário a utilização de medicamentos por via oral (eles deverão ser engolidos com auxílio de um pouco de água).

6

A melhora das infecções fúngicas ocorre lentamente de acordo com o crescimento das unhas. Leva aproximadamente 12 meses para que as unhas infectadas pelos fungos se renovem e para que nasçam unhas totalmente novas para substitui-las.

7

Siga o tratamento à risca, passe o produto sobre as unhas todos os dias conforme as especificações descritas na bula e implemente cuidados diários que propiciem a prevenção de novas infecções fúngicas.

Cuide bem de suas unhas e mantenha elas sempre livres das infecções fúngicas!

Como tratar onicomicose - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar onicomicose, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como tratar onicomicose

1 comentário
Alice Rodrigues Vinhas
Eu gostaria de saber mais sobre onicomicose, pois estou com um problema em uma das unhas já tentei fazer muitos tratamentos mas persiste o mal.
Fico muito grada se puderem ajudar-me.
Editor umComo.com.br
Oi Alice! Recomendamos que você teste as dicas desse artigo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-curar-os-fungos-das-unhas-dos-pes-2999.html

Como tratar onicomicose
1 de 3
Como tratar onicomicose

Voltar ao topo da página