Como tratar orelha quebrada

Como tratar orelha quebrada
Imagem: muitomaisacaojiujitsu.com.br

A orelha quebrada é a expressão designada para hematomas que se forma após traumas na cartilagem da orelha. No mundo da luta esse é um trauma recorrente entre os lutadores e também é conhecido como "orelha de couve-flor" ou "orelha de repolho". É importante cuidar de traumas como esse para evitar que a orelha fique deformada para de forma permanente. Para te ajudar a lidar com esse trauma da maneira mais eficaz possível, o umCOMO reuniu informações sobre como tratar orelha quebrada.

Causas e consequências da orelha quebrada

A orelha quebrada é uma reação da cartilagem após pancadas e traumas. Como estamos falando de uma região cartilaginosa, não é exatamente uma fratura. Mas sim um descolamento da cartilagem em que o sangue coagula e a aparência fica deformada.

Por definição, esse tipo de trauma é chamado de pericondrite, um tipo de infecção do tecido conjuntivo na região da cartilagem auricular e canal auditivo. Pancadas são a causa mais comum desse tipo de inflamação, mas a pericondrite também pode surgir após a perfuração de um piercing e até picadas.

Quando ela não é tratada corretamente e o choque se repete no mesmo lugar, esse hematoma inchado pode se tornar permanente, com uma textura diferente e em alguns casos levar à perda de orelha. Também é importante tratar para evitar a contaminação por bactérias.

Como identificar orelha quebrada

Além da aparência modificada, aspecto de "couve-flor" da orelha, inchaço e vermelhidão, a pericondrite pode apresentar sintomas como febre e acúmulo de pus. Fique atento ao pus, quanto mais ele acumula, mais difícil o tratamento.

Como evitar orelha quebrada

Na prática de esportes de contato, recomenda-se usar protetores de orelha, isso ajuda a diminuir atrito de forma considerável e suavizar um pouco do impacto.

Como é o tratamento para orelha quebrada

Tratar orelha quebrada é um processo que pode variar muito de caso para caso, já que essa é uma lesão muito diferente em cada pessoa. No entanto, de forma geral, todos os tratamentos têm o mesmo objetivo: encontrar a inflamação e então isolar na menor área possível.

Em traumas leves, o sangue pode coagular sozinho e nenhum tratamento é realmente necessário. Porém, grande parte dos casos de orelha quebrada que não são cuidados costumam deixar a orelha com o aspecto permanentemente inchado ou deformado. É por isso que é importante buscar ajuda para cuidar da orelha quebrada assim que a pancada ocorreu.

Muitos casos de orelha quebrada podem ter antibióticos, do tipo penicilina, ampicilina, ou outros,como parte do tratamento para evitar a formação de pus e proliferação de bactérias. Esses medicamentos podem ser ministrados por via oral ou até por via intravenosa em casos mais graves.

Outro procedimento possível, se o médico achar que é necessário, é fazer uma incisão. Trata-se de uma intervenção cirúrgica na qual um pequeno corte pode ajuda a drenar a área afetada e remover o pus quando ele é presente.

Alguns médicos, ao invés da incisão, realizam sucção com uma agulha para aspirar o líquido acumulado. Em casos mais graves e que não foram tratados no momento da lesão pode ser necessário remover uma parte da orelha. Se isso ocorre, cirurgias plásticas podem ajudar na reconstituição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar orelha quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não tente tratar orelha quebrada em casa sem recomendação médica