Como tratar os cálculos na bexiga

Como tratar os cálculos na bexiga

Os cálculos na bexiga, mais conhecidos como pedras na bexiga, são formações sólidas de minerais que se encontram na urina e que acabam por se cristalizar devido a não serem expulsos corretamente. Muitas vezes são o resultado de cálculos renais ou de outras condições como o aumento do tamanho da próstata, a uretra estreita, infeções urinárias, esvaziamento incompleto da bexiga, ou consequência da introdução de corpos estranhos na bexiga. Seja qual for a sua causa, é sempre necessário um diagnóstico médico prematuro para evitar que a saúde do paciente fique comprometida e ocorram complicações. No seguinte artigo de umComo vamos dar-lhe toda a informação que precisa para saber como tratar os cálculos na bexiga.

Passos a seguir:
1

Os cálculos na bexiga são sintomáticos quando provocam irritação no revestimento da bexiga e acabam por obstruir a passagem da urina que provém desta. É então quando o paciente pode ter diferentes sintomas, entre os quais se destacam: dor ou pressão na parte baixa do abdômen, dor ou incômodos ao urinar, necessidade frequente de urinar, dificuldade ou incapacidade para urinar, urina de cor escura, presença de sangue na urina e incômodos no pênis.

2

Perante a suspeita de sofrer de cálculos na bexiga ou a manifestação de qualquer um dos sintomas anteriores, é fundamental ir a um médico com urgência, pois esta condição deve ser tratada o quanto antes uma vez que, caso contrário, poderia originar infeções constantes nas vias urinárias ou danificar gravemente tanto a bexiga como os rins.

3

Deve saber que não se costumam receitar medicamentos específicos para tratar os cálculos na bexiga, e que a maioria das pedras que apresentam um tamanho reduzido são expulsas por si só através da urina. Esta é uma avaliação para ser feita pelo médico e, é provável que lhe recomende aumentar o consumo de água e líquidos (tomando entre 6 e 8 copos de água por dia) com o objetivo de diluir a concentração de minerais na bexiga e aumentar a micção.

4

No entanto, aqueles cálculos biliares que não saírem sozinhos, precisarão da intervenção médica para serem eliminados por completo. Neste caso, costuma-se levar a cabo um processo que se denomina cystolitholapaxy, que consiste em visualizar o cálculo através de um pequeno tubo com uma câmera (cistoscópio) que se introduz na uretra e chega até à bexiga. Quando a pedra tiver sido localizada, desintegra-se usando o laser, de ultrassom ou de outra ferramenta mecânica.

Também existem casos em que as pedras formadas na bexiga são demasiado grandes, e que a única opção é extrai-las fazendo uma cirurgia aberta, na qual se leva a cabo uma pequena incisão na parede inferior do abdômen.

5

Como vê, para tratar os cálculos na bexiga é fundamental a intervenção médica oportuna, além disso deve-se corrigir e tratar a causa que os originou para evitar que voltem a aparecer.

Embora seja praticamente impossível evitar a formação de pedras na bexiga, há algumas recomendações que podem reduzir o risco de sofrer delas:

  • Beber água em abundância durante o dia, o que favorece que a concentração de minerais se dilua, que é o que no final acaba por originar a formação de pedras.
  • Reduzir na dieta o consumo de bebidas com muita frutose, de bebidas com cafeína e de alimentos enlatados.
  • Seguir uma dieta baixa em sódio e moderar o consumo de proteínas de origem animal e de outros produtos como os lácteos.
  • Existem alguns remédios naturais que se consideraram eficientes para prevenir infeções urinárias e a formação de cálculos renais e na bexiga. E um dos mais destacados é tomar diariamente um suco de mirtilos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os cálculos na bexiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.