Como tratar os espasmos musculares

Como tratar os espasmos musculares

Os espasmos musculares são convulsões involuntárias que dão lugar a uns movimentos rápidos chamados tiques. Estes movimentos têm lugar nos músculos que geralmente se acham sob o controle da vontade. Tratam-se de piscadas ou caretas, torções da boca em um determinado momento ou a presença de um piscar constante, entre outros tipos de espasmos. Também existem as cãibras, que são um tipo de espasmos que são acompanhados de dor e não apresentam tiques. Estas costumam atacar as coxas, os braços e as panturrilhas. Devem-se a uma má circulação do sangue, motivo pelo qual costumam acontecer em pessoas de certa idade. Neste artigo de umComo.com.br contamos como tratar os espasmos musculares.

Vai precisar de:
  • Vegetais.
  • Verduras.
  • Frutas frescas.
  • Compressas.
  • Água.
Passos a seguir:
1

Quando a causa dos espasmos é uma má circulação sanguínea, é preciso tratar a causa. Geralmente deve-se a alguma doença do aparelho circulatório e o mais recomendável é que consulte um especialista o quanto antes para que lhe receite o melhor tratamento.

2

No geral, tanto os espasmos musculares como as convulsões podem ser reduzidos em adultos através de massagens de água morna feitas com as mãos e posteriormente envolvendo o local.

3

Outro remédio para o tratamento dos espasmos para que acabem consiste em aplicar uma compressa úmida e quente em cima da zona afetada. Deverá deixar cerca de 10 minutos e alterná-la com outra compressa fria, deixando-a também, durante 10 minutos sobre a zona afetada. Desta forma consegue-se estimular a circulação sanguínea e relaxar o músculo afetado. Neste sentido, é importante manter um período de repouso de 2 ou 3 dias. A realização de esforços podem produzir um aumento dos espasmos musculares.

4

Quanto às cãibras, que acontecem nas coxas, braços e panturrilha, elas devem ser acalmadas com a aplicação de massagens feitas com muito vigor e sempre na direção do coração. Se quer saber como aliviar as cãibras com remédios caseiros, não perca este artigo e coloque em prática os conselhos.

5

Além disso, se os espasmos persistirem e, inclusive, aumentarem, não hesite em consultar o seu médico para que o examine e determine se são sintoma de alguma anomalia nos músculos, ossos ou tecidos. Em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia para por fim às cãibras, pelo que o especialista deverá determinar o melhor a fazer em cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os espasmos musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.