Como tratar os olhos secos

Como tratar os olhos secos

São muitas as causas que provocam ressecamento nos olhos: alergias, fatores meteorológicos, uso contínuo de lentes de contato, menopausa, etc. O olho seco pode provocar coceira, enrijecimento, visão turva, maior sensibilidade à luz ou outras doenças muito incômodas, por isso, é necessário fazer o tratamento necessário. Neste artigo de umComo.com.br explicamos detalhadamente como tratar os olhos secos.

Passos a seguir:
1

As pessoas que sofrem de doenças nos olhos deverão ir ao oftalmologista ou médico especialista da visão para fazer um exame e realizar o diagnóstico apropriado.

2

Nos casos de olho seco, o problema ocorre porque os olhos não são capazes de produzir por si mesmos as lágrimas necessárias para manter a umidade das diversas camadas que os formam. Desta forma, os olhos secos podem ser tratados com a aplicação de lágrimas artificiais, isto é, soluções salinas que normalmente se comercializam em forma de gotas.

3

Além disso, também existem pomadas lubrificantes para os olhos secos que prolongarão a permanência da lágrima sobre o olho e evitarão o ressecamento. Este tipo de produto pode causar visão turva, de forma que se recomenda usá-lo enquanto dorme.

4

Pelo contrário, determinados tipos de colírios descongestionantes não são recomendados para problemas de olho seco. Eles são úteis para ocasiões pontuais causadas por fenômenos como a fumaça, conjuntivite ou outros agentes que irritam o olho, mas não são adequados para tratar o ressecamento ocular prolongado.

5

Os ambientes secos também pioram os olhos secos, de forma que será muito prático instalar em casa ou no trabalho um umidificador que se encarregue de manter os níveis de umidade adequados. Para além disso, os sistemas de aquecimento e ar condicionado ressecam o ambiente, por isso, preste especial atenção ao seu uso.

6

Dessa forma, ao realizar determinadas atividades como ler, ver televisão, passar longos momentos na frente do computador, etc. não deverá forçar a vista e interromper a atividade caso o problema aumente.

7

As pessoas que usam lentes de contato deverão alterná-las com os óculos para reduzir o ressecamento ocular que estas costumam causar. Não abuse do uso das lentes, será necessário eliminá-las no período indicado pelo fabricante e realizar a manutenção e limpeza necessários.

8

Nos casos mais severos de olho seco, o médico especialista pode receitar medicamentos para aliviar a inflamação ou manter saudáveis as camadas de lágrimas. E nos casos extremos, é necessário uma intervenção cirúrgica embora não seja o habitual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os olhos secos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Visite seu oftalmologista e revise sua visão com frequência.