Higiene Bucal

Como tratar os problemas mais comuns na boca

Como tratar os problemas mais comuns na boca
Imagem: cienciaempauta.am.gov.br

Gengivas, dentes, lábios e mucosas interiores fazem parte da boca, uma das áreas mais delicadas do nosso corpo. É bastante importante cuidar e proteger cada um destes elementos para prevenir doenças tão incômodas como as cáries, a gengivite, halitose ou aftas. Cuidar da sua boca e ir ao dentista de forma periódica ajudará você a evitar muitos destes problemas. A seguir, em umComo.com.br explicamos quais são os problemas mais comuns que você pode ter na boca e como tratá-los.

Também lhe pode interessar: Porque sinto um gosto metálico na boca
Passos a seguir:
1

A cárie é o inimigo número um dos dentes e a doença bucal mais comum. Tem sua origem na placa bacteriana, uma substância pegajosa que se forma após cada refeição, quando os restos de alimentos se misturam com a saliva e formam uma película transparente. Esta é invadida pelos gérmens que vivem na boca, e alguns deles fermentam o açúcar dos restos de alimentos e formam os ácidos que atacam o esmalte. O ideal é escovar os dentes logo depois de comer. Se sofre de cáries, vá ao dentista para se tratar e fazer uma obturação.

2

A gengivite é uma infecção bucal sofrida por 83% dos adultos brasileiros, e é provocada por bactérias que facilitam a inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao comer. Costuma acontecer por uma higiene incorreta e pode ser curada indo ao dentista para fazer uma limpeza profunda. Para manter o resultado, convém escovar os dentes com uma pasta de dentes que diminua a inflamação, um gel dental com clorexidina ou fazer bochechos com produtos que contenham gluconato. Uma gengivite mal curada pode acabar causando uma periodontite. Este transtorno afeta profundamente a gengiva e pode destruir o osso que serve de suporte aos dentes.

3

O mau hálito (halitose), costuma alertar da presença de algum problema dental (cáries, periodontite, etc.). Também acontece quando descuidamos de nossa higiene bucal ou quando a salivação não é a correta, e a boca se enche de bactérias que causam mau cheiro. Use uma escova para a língua para arrastar as bactérias aderidas à língua e faça enxágues bucais.

4

As aftas são umas manchinhas esbranquiçadas e redondas que aparecem no interior da boca, principalmente em épocas de estresse. São muito comuns e costumam se curar sozinhas, mas para evitar as dores que provocam, o dentista receitará a você algum colutório ou uma pomada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os problemas mais comuns na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Vá ao dentista para tratar os problemas bucais mais comuns, ele dirá a você como tratá-los.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
simão Buque
sobre os problemas práticos da doença da boca, tenho produzido constantemente enormes quantidades de escarros visíveis ao escovar. saem acompanhados de filamento de sangue. Mais, da graganta tenho tirado uma espécie de massa muito mal cheirosa. A pasta dentífrica que uso é Aloegel ou sensodyne, contudo, apenas minimizam o problema mas nunca eliminam. Tenho sempre recorido fármacos para enxaguar a boca mas sucesso. Este problema afecta a minha auto-estima e afecta o meu lado emocional, inclusive, compromete a melhor desposição na minha actividade profissional que exige um constante contacto com o público. O Vosso conselho será de capital importância. Melhores cumprimentos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simão, que bom saber que os conselhos foram úteis para você! Muito obrigada e continue seguindo as nossas dicas :)
Imagem: cienciaempauta.am.gov.br
Como tratar os problemas mais comuns na boca