Como tratar os problemas mais comuns na boca

Como tratar os problemas mais comuns na boca
Imagem: cienciaempauta.am.gov.br

Gengivas, dentes, lábios e mucosas interiores fazem parte da boca, uma das áreas mais delicadas do nosso corpo. É bastante importante cuidar e proteger cada um destes elementos para prevenir doenças tão incômodas como as cáries, a gengivite, halitose ou aftas. Cuidar da sua boca e ir ao dentista de forma periódica ajudará você a evitar muitos destes problemas. A seguir, em umComo.com.br explicamos quais são os problemas mais comuns que você pode ter na boca e como tratá-los.

Passos a seguir:
1

A cárie é o inimigo número um dos dentes e a doença bucal mais comum. Tem sua origem na placa bacteriana, uma substância pegajosa que se forma após cada refeição, quando os restos de alimentos se misturam com a saliva e formam uma película transparente. Esta é invadida pelos gérmens que vivem na boca, e alguns deles fermentam o açúcar dos restos de alimentos e formam os ácidos que atacam o esmalte. O ideal é escovar os dentes logo depois de comer. Se sofre de cáries, vá ao dentista para se tratar e fazer uma obturação.

2

A gengivite é uma infecção bucal sofrida por 83% dos adultos brasileiros, e é provocada por bactérias que facilitam a inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao comer. Costuma acontecer por uma higiene incorreta e pode ser curada indo ao dentista para fazer uma limpeza profunda. Para manter o resultado, convém escovar os dentes com uma pasta de dentes que diminua a inflamação, um gel dental com clorexidina ou fazer bochechos com produtos que contenham gluconato. Uma gengivite mal curada pode acabar causando uma periodontite. Este transtorno afeta profundamente a gengiva e pode destruir o osso que serve de suporte aos dentes.

3

O mau hálito (halitose), costuma alertar da presença de algum problema dental (cáries, periodontite, etc.). Também acontece quando descuidamos de nossa higiene bucal ou quando a salivação não é a correta, e a boca se enche de bactérias que causam mau cheiro. Use uma escova para a língua para arrastar as bactérias aderidas à língua e faça enxágues bucais.

4

As aftas são umas manchinhas esbranquiçadas e redondas que aparecem no interior da boca, principalmente em épocas de estresse. São muito comuns e costumam se curar sozinhas, mas para evitar as dores que provocam, o dentista receitará a você algum colutório ou uma pomada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os problemas mais comuns na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Vá ao dentista para tratar os problemas bucais mais comuns, ele dirá a você como tratá-los.