Como tratar picada de escorpião - Procedimentos importantes

Como tratar picada de escorpião - Procedimentos importantes

Somente no estado de Sergipe, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, todo ano mais de mil pessoas são atacadas por picadas de escorpião. Assim como no Brasil o número de mortes por escorpião dobrou entre 2005 e 2015, de acordo com estatísticas do Instituto Butantan.

Diferentemente das simples picadas de pernilongos e percevejos, as picadas de escorpião são muito perigosas ao nosso organismo e podem causar sérios danos, incluindo a morte. Por isso, o tratamento de uma picada de de escorpião deve ser feito de maneira adequada e por pessoas responsáveis, melhor dizendo, profissionais da área da saúde. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos te explicar Como tratar picada de escorpião e quais as melhores maneiras de acabar com os escorpiões na sua casa. Continue lendo para conhecer mais.

Picada de escorpião - primeiros socorros

Não existe especificamente um remédio caseiro para picada de escorpião. Mas, uma vez identificada a picada de escorpião em humanos, deve se tomar alguns cuidados simples para reduzir os danos em um primeiro momento. A mordida desse bicho pode ser fatal, então é necessário tomar alguns simples cuidados para que evitem-se complicações até a chegada de uma equipe médica. Portanto, em passo a passo, vamos começar com os primeiros socorros.

O primeiro passo ao se identificar uma picada de escorpião é ligar para o SAMU, através do número 192. Somente médicos especializados podem tratar de uma picada de escorpião com segurança e além disso, eles possuem sempre o soro antiescorpiônico, que é o remédio mais adequado para curar uma picada de escorpião.

Depois de chamada a ambulância, aplique compressas de água morna na região da picada. Lave com água e sabão a parte da picada, para retirar vestígios de veneno. Evite coçar, apertar ou mexer na região em que está a ferida porque isso auxilia na circulação do veneno dentro da corrente sanguínea. Outra coisa importante é deixar a região da ferida sempre para cima, pois dessa maneira existe menor probabilidade do veneno se espalhar para outras regiões. Além disso a pessoa que sofreu a picada deve sempre tomar água e se hidratar.

Saiba também: O que fazer se uma aranha te picar

Picada de escorpião - sintomas

Os principais sintomas de uma picada de escorpião são enjoos, náuseas, tremedeira, febre, dor, vermelhidão, dormência na região da picada, suor, palidez, espasmos musculares, variação na pressão sanguínea, arritmia cardíaca e falta de ar. Lembramos que isso ocorre especialmente nos casos mais graves em que o veneno se dissipou melhor. Com a chegada dos paramédicos, é muito difícil que as picadas de escorpião levem a esse quadro, que é bem mais comum em crianças e em idosos, muito raro em adultos.

Picada de escorpião em cachorro

Se seu cachorro foi picado por um escorpião, fique atento para os quadros e leve ele o mais rápido possível para um hospital veterinário para a aplicação do soro antiescorpiônico. Se possível encontrar o identificar a coloração do escorpião que o mordeu, será mais fácil, pois o risco de morte por picada de escorpião em cachorros é muito maior do que em humanos, especialmente quando falamos do escorpião amarelo, que é um bicho com grande capacidade mortífera. As picadas são mais danosas ao cachorro pois seu corpo menor faz com que o veneno se espalhe mais rápido e atinja partes vitais do animal com facilidade.

Picada de escorpião amarelo pode matar?

Sim. O escorpião amarelo é o escorpião mais peçonhento que temos no território brasileiro. Além dele, o escorpião marrom também é bastante comum, um pouco menos peçonhento e mais presente em regiões litorâneas ou de muita umidade. Outro escorpião comum no território brasileiro é o escorpião do nordeste, que pode ser muito confundido com o escorpião amarelo, mas que possui muito menos veneno e quadro muito leve de complicações. O escorpião preto da Amazônia é a quarte espécie presente no Brasil. A picada de escorpião preto produz efeitos tão fortes quanto a do escorpião marrom. É o maior dos escorpiões, podendo chegar a quase 9 centímetros de comprimento.

Veja também: Quais as cobras mais venenosas no Brasil

Como evitar escorpiões em casa

Um dos maiores chamarizes de escorpião e de picadas de escorpião é a presença de material de construção e entulho em casa. Tijolos, caibros e blocos de concreto são muito propícios para a reprodução destes animais. A constante limpeza dos quintais e áreas externas, além da observação regular dos depósitos de armazenamento de materiais de limpeza e construção são a melhor maneira de manter o escorpiões fora do raio de risco.

Sugestão: Como evitar picadas de aranhas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de escorpião - Procedimentos importantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.