Como tratar picada de formiga-lava-pés

Como tratar picada de formiga-lava-pés

Por todo o Brasil já devem ter havido centenas de casos de pessoas que saem para passear, ou fazer um pic-nic e acabam sendo mordidas pelas famosas formigas-lava-pés e as formigas de fogo. São ambas da mesma família, embora espécies um pouco diferentes têm comportamentos agressivos semelhantes. Neste artigo do umComo vamos explicar como tratar picada de formiga-lava-pé.

Sintomas da picada da lava-pés

Vamos dar um passeio pela floresta ou pelo parque e sem notarmos pisamos uma colônia cheia de formigas-lava-pés. Se prepara para correr e sair dali o mais depressa possível, sacudindo o corpo todo e se continuar sentindo picadas é melhor tirar a roupa também. É que essas formigas podem picar até 10 vezes sem problema, elas ficam usando suas fortes mandíbulas para se agarrarem ao corpo dos animas e a nós, e picando com o ferrão no abdômen. Depois de picado, em pouco tempo surgirá uma coceira e um inchaço na zona da picada além da dor. Afinal acabamos de ser injetados com veneno. No entanto essa reação pode não ficar por aí. Podem surgir bolhas de água como que de uma queimadura que deve evitar estourar.

Se no entanto começar a sentir dor no peito, dificuldade em respirar, inchaço das vias respiratórias significa que está tendo uma reação alérgica grave, ou mesmo muito grave. Deve procurar tratamento médico imediato.

Cuidados a ter para tratar a picada de formiga-lava-pés

Se for picado existem alguns procedimentos que podem aliviar quase imediatamente os sintomas. Se a sua reação ao veneno é leve, e apenas de coceira e inchaço na zona picada, além das bolhas de água então o melhor é começar por:

  • Passar água e sabão neutro na zona afetada para limpar e desinfetar.
  • Sempre que possível tenha a zona afetada levantada.
  • Coloque uma compressa fria. Pode mesmo utilizar gelo, enrolado num pano e colocar sobre a pele a cada 10 minutos (cuidado para não queimar a pele com o gelo).
  • Tome um anti-histamínico ou use um creme com corticoides para aliviar a dor.
  • Não estoure as bolhas, se alguma acabar por estourar proceda à limpeza com sabão neutro e água. Mas atente, porque se necessário terá de ir no médico a fim de evitar infecção.

Se já conhece o seu historial médico e nele consta que é alérgico a picada de formiga, antes de sair para passear ou fazer alguma atividade leve consigo uma injeção de adrenalina. E se possível vá acompanhado. Nunca se sabe a extensão da reação alérgica à picada. Pode não conseguir se injetar e assim terá alguém para o ajudar. Em seguida procure tratamento médico.

Tratamentos Caseiros

Existem alguns tratamentos feitos por testemunhas de quem sofreu picada de formiga-lava-pés que dizem ter resultado no alívio da dor e da coceira além do tratamento para o veneno.

Entre eles conta-se a utilização de álcool sobre a picada, uma mistura de bicarbonato de sódio e água ou vinagre, desinfetante de mãos, além de aspirina para aliviar a dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de formiga-lava-pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.