Como tratar piolhos de aves em humanos

Como tratar piolhos de aves em humanos

Os piolhos são os parasitas mais comuns encontrados em aves, muitas vezes confundidos com ácaros devido à sua idêntica aparência. Alguns destes parasitas alojam-se na superfície do corpo das aves, na pele, penas e até nas narinas, enquanto que outros entram na pele da ave, alimentando-se do seu sangue. Existem várias espécies de piolhos e, algumas aparecem apenas em determinadas espécies de aves, como os canários e os periquitos. Estes parasitas tornam-se bastante incômodos para a ave e, o pior de tudo é que o ser humano também pode ser mordido por eles, ao entrar em contato com eles. Não é preciso ter uma ave como animal de estimação, para ser mordido por um piolho de ave. Você pode ter um ninho de aves infestado bem perto de sua casa, e estes bichinhos podem acabar por entrar em sua casa. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar piolhos de aves em humanos.

Vai precisar de:
  • Loção de calamina.
Passos a seguir:
1

Caso tenha sido afetado por piolhos de aves, a primeira coisa que deverá fazer é certificar-se de que se trata de um piolho de ave. É importante saber que tipo de bichinho mordeu você, porque dependendo disso o tratamento poderá ser diferente. Se tiver dúvidas na identificação do parasita, o mais recomendável é consultar um especialista de controle de pragas.

Imagem: imunilar.com.br
2

De seguida, deverá encontrar a fonte destes parasitas. Se tiver alguma ave como animal de estimação, deverá levá-la de imediato ao seu veterinário para que lhe indiquem o tratamento adequado. Se o seu animal estiver infestado com piolhos, você notará uma queda excessiva de penas e uma mudança de comportamento, podendo ficar mais cansado ou agitado. De qualquer forma, para identificar estes parasitas deverá utilizar uma lupa, pois são bastante pequenos. Caso não tenha nenhuma ave como animal de estimação, deverá procurar por ninhos em zonas à volta de sua casa e dentro de sua casa, como no pátio, calhas, beirais, varanda, garagem, sótão e outras zonas que achar que pode encontrar ninhos.

Imagem: pastorfernandomacedo.com.br
3

Como esta praga entrou em sua casa, o melhor é lavar todas as suas toalhas, roupas de cama e peças de roupa com que tenha entrado em contato. Normalmente, os piolhos de aves morrem dentro de dois dias se não encontrarem um novo hospedeiro, mas é melhor prevenir para que isso não aconteça. Lavar toda a sua roupa em água quente irá ajudar a evitar mais mordidas deste parasita.

Imagem: blog.lolahome.com.br
4

Se as mordidas destes parasitas forem graves e apresentarem erupções, deve consultar o seu médico para lhe prescrever algum anti-histamínico. Caso contrário, deverá apenas utilizar cremes para tratar a coceira na pele, como uma loção de calamina.

Imagem: ultrafarma.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar piolhos de aves em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.