Como tratar queimaduras de cigarro

Como tratar queimaduras de cigarro

Para sofrer uma queimadura de cigarro não temos que necessariamente ser fumantes. Os cigarros nem sempre estão à vista e, no momento em que menos se espera, algum fumante faz um movimento descuidado com sua mão e roça a cinza de seu fumo contra alguma parte de seu corpo. Estas queimaduras costumam doer muito no momento e, ainda que a dor passe após um tempo, no dia seguinte, a lesão incomoda tanto quanto no dia anterior. Para desfazer-se deste incômodo, neste artigo de umComo, explicamos-lhe como tratar uma queimadura de cigarro.

Passos a seguir:
1

O segredo para curar uma queimadura de cigarro é molhar imediatamente a ferida com água fria para eliminar os resíduos de cinza. Também pode ser aplicado vinagre para reduzir o ardor. Em geral, as queimaduras de cigarro são queimaduras de segundo grau e costumam formar bolhas e deixar cicatrizes.

2

Imediatamente após lavar e refrescar a ferida, é preciso aplicar um creme ou pomada antibiótica para aliviar a dor e impedir que a queimadura de cigarro inflame ainda mais.

3

Para curar queimaduras de cigarro, recomenda-se colocar gelo na ferida e deixar que a queimadura absorva o frio para evitar a formação de bolhas. Caso haja formação de bolhas, recomenda-se não rompê-la, pois atua como uma barreira que protege a pele dos micróbios e auxilia na regeneração do tecido.

4

Para evitar que a queimadura deixe alguma cicatriz, aplique um pouco de aloe vera na ferida pelo menos duas vezes ao dia. O aloe vera é ideal para regenerar o tecido da pele e evitar o surgimento de marcas ou cicatrizes após alguma lesão cutânea.

5

Evite tocar na queimadura, roçá-la, romper a bolha, tocar na bolha ou aplicar pasta de dente, porque tais ações pioram o estado da queimadura de cigarro e marcará a sua pele.

Sugestão: O que fazer quando se queima e o que NÃO FAZER de jeito nenhum

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar queimaduras de cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.