Como tratar serotonina baixa

Como tratar serotonina baixa

A serotonina é uma substância química chamada de neurotransmissor que é essencial para o funcionamento normal do cérebro dos mamíferos. Os seres humanos metabolizam a serotonina de um aminoácido ou proteína incompleta, chamado triptofano. Pesquisas indicam que a serotonina tem um efeito significativo sobre o estado emocional, para uma classe recente de medicamentos antidepressivos chamados de "inibidores da recaptação da serotonina". Estes medicamentos incluem medicamentos receitados comuns como o Zoloft, Prozac e Paxil. Um dos efeitos destes medicamentos é aumentar os níveis de serotonina no sangue ou a quantidade de serotonina que circula no sangue. Pode ou não ser verdade que as pessoas felizes tenham uma maior concentração de serotonina no sangue do que as pessoas tristes.

Passos a seguir:
1

Faça uma dieta rica em carboidratos para aumentar os níveis de serotonina. Os carboidratos são açúcares complexos e alimentos ricos em hidratos de carbono, incluindo o pão, massa e arroz. Algumas autoridades médicas afirmam que a insulina que o nosso corpo produz quando comemos carboidratos aumenta os níveis de triptofano no cérebro, e isto traduz-se numa maior concentração dos níveis de serotonina.

2

Coma alimentos que contêm proteínas. Nem todos os alimentos contêm algum tipo de proteína tal como o aminoácido triptófano. Carne, peixe, leite, queijo e soja contêm triptofano.

3

Algumas pesquisas realizadas sobre monges budistas e freiras franciscanas indicam que a meditação e a oração podem aumentar os níveis de serotonina.

4

Algumas pesquisas dizem que uma substância chamada melatonina reduz os níveis de serotonina e que a luz do sol diminui a quantidade de melatonina no sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar serotonina baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.