Como tratar um aneurisma

Como tratar um aneurisma

Um aneurisma é a dilatação de uma artéria que acaba formando uma bolsa de sangue cujo principal perigo é que o mesmo rebente, isto ocorre por algum golpe, ferida ou ulceração. Quando um aneurisma rebenta produz uma hemorragia interna que pode comprometer seriamente a vida do paciente se não for parada a tempo. Os aneurismas podem ocorrem na aorta, no cérebro, nos intestinos e no baço, e embora em alguns casos sejam assintomáticos ter um bom controle médico e reduzir ao mínimo os fatores de risco são as chaves para a sua prevenção e tratamento. Em umComo explicamos-lhe de forma detalhada como tratar um aneurisma.

Passos a seguir:
1

Perante um diagnóstico de aneurisma é normal sentir-se preocupado, no entanto seguir à risca as recomendações médicas será fundamental para uma adequada recuperação. Para a maior parte dos aneurismas com um tamanho superior a 5 centímetros, a recomendação é a cirurgia para evitar que o mesmo rebente e cause a hemorragia.

O tipo de cirurgia deve ser recomendada por um especialista e o paciente deve estar consciente dos riscos e prognósticos da mesmo. O seguimento de um médico é indispensável.

2

No caso de aneurismas com um tamanho menor a 5 centímetros, é provável que o médico realize um seguimento próximo ao paciente, recomendando importantes mudanças na sua dieta e hábitos com o objetivo de diminuir ao mínimo os riscos que o mesmo rebente. Por este motivo e com o objetivo de tratar o aneurisma, o paciente deve estar completamente disposto a realizar todas as mudanças que sejam sugeridas para garantir o seu bem-estar.

3

Embora não se conheçam as causas exatas de ocorrerem aneurismas, sabe-se que alguns fatores aumentam notavelmente o risco de sofrer de um aneurisma, por isso todos aqueles pacientes que contem com esta condição deverão:

  • Controlar a pressão arterial e evitar a hipertensão. No caso de sofrer de tensão alta, deve-se seguir uma dieta específica para reduzir a pressão arterial e garantir o bem-estar.
  • Controlar os níveis de colesterol, quem sofre de colesterol alto e conta com um aneurisma deve reduzir os níveis de lípidos no sangue através de uma dieta saudável livre de alimentos gordurosos como as frituras, os doces, os bolos, as carnes gordurosas, os embutidos ou a comida de lixo.
  • Se sofre de sobrepeso ou obesidade, é fundamental submeter-se a uma dieta para perder peso e garantir uma melhoria na sua saúde.
  • Abandonar hábitos como fumar ou beber álcool em excesso também é importante para seguir uma vida mais saudável e diminuir o risco do aneurisma rebentar.

Dependendo do caso, o médico pode recomendar também a realização de exercício leve e frequente que permita garantir um maior bem-estar geral.

4

No momento de tratar o aneurisma é importante ter em conta que o paciente se deve submeter a um controle médico que inclui revisões a cada 6 meses, ou com uma periodicidade maior dependendo da recomendação do especialista. Uma mudança completa na qualidade de vida e seguir de perto as indicações médicas são as chaves para garantir a saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um aneurisma, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.