Como tratar um bipolar

Como tratar um bipolar

O transtorno bipolar é uma doença que afeta e altera, basicamente o estado de humor. O "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders", DMS-IV, situa este transtorno dentro do que se chamam os transtornos de estado de ânimo. A pessoa que sofre do dito transtorno experimenta episódios em que o seu humor vai da excitação extrema até à depressão. Durante o período de excitação, a pessoa tende a estar irritável, impaciente e inclusivamente pode ter atitudes agressivas, enquanto que durante os períodos depressivos, mostra-se cansada, desanimada e com falta de apetite. Na maioria das pessoas, a bipolaridade começa a manifestar-se aos 20 anos de idade, apesar de ser uma doença que permanece durante toda a via, geralmente com um tratamento adequado, o bipolar pode seguir a sua vida com normalidade. Se você tem um familiar, um amigo ou um companheiro, que sofre de bipolaridade, pode ajudá-lo.

Passos a seguir:
1

Acompanhe o seu ente querido numa visita a um médico especialista. O primeiro passo, é fazer um diagnóstico adequado, será o médico especialista quem lhe indicará o tratamento médico mais conveniente a seguir. O tratamento, terá como objetivo fazer com que o estado de ânimo do seu ente querido possa se estabilizar. Geralmente, quando se trata de um transtorno bipolar, também se receitam medicamento.

2

Transmita-lhe tranquilidade. Devido às mudanças radicais de humor, quem sofre de bipolaridade, tende a ser mais sensível do que o habitual a situações de rotina. No entanto, também enfrentam uma extrema sensibilidade perante as mudanças. É por isso, que é importante tratar de respeitar e fomentar uma rotina que lhe transmita estabilidade. Caso seja necessário alguma mudança da mesma, por exemplo, ir a uma festa de aniversário, é muito importante falar disso antecipadamente e tratar de o preparar para a dita situação. Desta forma, evitará que passe por uma situação estressante.

3

Mostre carinho. Deve falar com ele e lembrar-lhe que não está sozinho, que conta com os seus entes queridos que o acompanham e apoiam. Deve transmitir que ele é importante para a vida de todo o mundo e que tudo isto passará, e que vocês estarão lá para tudo o que for preciso. Não lhe transmita preocupações e medos. Deve utilizar sempre palavras positivas e de apoio.

4

Trate de manter um equilíbrio emocional. Durante a fase de excitação, as pessoas com bipolaridade costumam ficar agressivas e irritáveis, são comuns os gritos, os insultos e as agressões verbais. Nestes caso, é importante que mantenha um equilíbrio emocional e não se sinta ofendido pelo que lhe possa dizer. Deve se lembrar que é só uma faceta e que não é nada pessoal contra si ou contra os outros, mas sim a consequência da doença.

5

Durante os períodos depressivos, deve estimular e fazer atividades, como por exemplo, fazer exercício físico, sair para caminhar, ou visitar um amigo. Nem sempre estas tentativas produzem efeito sobre a pessoa que sofre de bipolaridade na fase depressiva, mas não desanime, e com tranquilidade continue a tentar. Deve transmitir-lhe um pensamento positivo, alegria e mantenha o seu sentido de humor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Consulte o médico sobre os tipos de tratamentos psicológicos necessários e sobre os medicamentos que lhe são administrados.