Lesões do ombro

Como tratar um braço quebrado ou ombro deslocado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar um braço quebrado ou ombro deslocado

Braços quebrados e ombros deslocados podem acontecer em qualquer lugar. Na maioria dos casos, a pessoa lesionada pode ser levada a um hospital ou pode ser chamada uma ambulância. Mas se estiver de excursão, acampando ou de caça e observar alguém com um braço quebrado ou uma lesão no ombro, você pode ajudar. Deverá amarrar uma faixa simples para imobilizar o braço e a articulação do ombro até que a pessoa lesionada possa receber atenção médica adequada. Você pode fazer uma faixa ou usar um pedaço quadrado de tecido; em situações de emergência, um cachecol ou um cinto podem ser suficientes.

Vai precisar de:
  • Pano
  • Cachecol
  • Cinto
Também lhe pode interessar: Como tratar um ombro dolorido
Passos a seguir:
1

Aplique bandagem nas feridas abertas antes de imobilizar o braço com uma faixa.

2

Dobre o tecido em um quadrado com um comprimento de 1 metro de cada lado. Dobre o quadrado na diagonal através de si mesmo para formar um triângulo. Isto formará um triângulo com uma base de aproximadamente 70 centímetros e lados de 50 centímetros.

3

Coloque o braço lesionado em um ângulo de 90 graus, flexionando o cotovelo e mantendo o braço em seu lugar contra o peito da pessoa lesionada.

4

Coloque o tecido sob o braço para que o cotovelose apoie no ponto do triângulo oposto ao lado mais longo, ou a parte superior do triângulo.

5

Leve um dos extremos do tecido para cima e ao redor do pescoço, no lado esquerdo. Leve um dos extremos do tecido para cima e ao redor do pescoço, no lado direito.

6

Junte estas duas pontas do tecido com um nó quadrado. Deixe suficientemente folgado para que o braço fique pendurado em um ângulo de 90 graus quando a pessoa ficar de pé.

7

Imobilize o braço envolvendo outro pedaço de tecido ao redor do peito da pessoa lesionada e a parte superior do braço lesionado. Amarre o braço lesionado com um nó quadrado no lado oposto do peito.

8

Coloque o braço lesionado em um ângulo de 90 graus de flexão do cotovelo. Mantenha o braço em seu lugar contra o peito da pessoa machucada.

9

Passe o cinto ou um lenço sob o braço machucado, na altura do pulso.

10

Leve um dos extremos do cachecol ou cinto para trás do pescoço, no lado esquerdo. Leve a outra ponta para cima e para trás do pescoço, no lado direito.

11

Amarre as duas pontas do cachecol em um nó quadrado por trás do pescoço. Se usar um cinto, coloque a fivela por trás do pescoço. Deixe suficientemente folgado o cachecol ou cinto para que o braço se mantenha em um ângulo de 90 graus.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um braço quebrado ou ombro deslocado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se achar que a pessoa lesionada quebrou o braço, fixe uma órtese ao redor dela em primeiro lugar.
  • Se não tiver um pano, lenço ou cinto, pode substituir por uma camisa. Coloque o braço dentro da camisa e amarre as mangas da camisa por trás do pescoço.
  • Não mexa um braço ou ombro se a pele estiver pálida ou azul, ou se não sente pulsar o pulso do braço lesionado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar um braço quebrado ou ombro deslocado