Como tratar um dente quebrado

Como tratar um dente quebrado
Imagem: ortociablog.com

Um dente quebrado pode gerar dor, desconforto, infeções, afetar a mandíbula e constrangimentos estéticos. Esta situação pode acontecer devido a traumatismos ou pancadas, mau uso dos dentes para cortar algum objeto ou devido a um alimento mastigado. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar um dente quebrado.

Passos a seguir:
1

Caso tenha quebrado algum dente, deverá ir ao seu dentista o mais rápido possível. As duas ou três horas após o dente quebrar são essenciais para determinar se haverá a possibilidade de reviver o dente e, também porque após este período poderá haver a possibilidade de se originar uma infeção. Sempre que possível guarde o pedaço do dente que quebrou, lave-o com água e conserve-o em leite ou soro fisiológico até chegar ao dentista.

2

Se estiver sangrando do local onde o dente quebrou, deve lavar a boca e aplicar uma compressa com água oxigenada de volume 10, fazendo uma ligeira pressão.

3

O tratamento de um dente quebrado varia dependendo da parte do dente que quebrou. Poderão ocorrer as seguintes situações:

  • Quebrar apenas um pedaço do dente - nesta situação, o dentista precisará apenas de fazer uma pequena restauração. Deverá também tirar uma radiografia para saber se a raiz do dente não sofreu qualquer dano e se não houve um comprometimento da integridade do osso.
  • Quebrar um grande pedaço do dente causando a exposição do nervo - esta é a pior a situação que pode acontecer e causará bastantes dores. Caso quebre um grande pedaço do dente em que o nervo fique exposto, deverá ir de urgência a um dentista, mais especificamente a um endodontista. Para este tipo de quebra o dentista terá de limar o dente e colocar uma coroa ou pino. Enquanto estiver preparando a coroa, este irá colocar-lhe uma coroa provisória, para ficar com uma aparência restaurada.
  • Quebrar um dente da frente - normalmente para esta situação, o seu dentista irá aplicar um revestimento dental de porcelana ou resina que irá tapar o seu dente.
  • Polpa do dente danificada - quando isso acontece e a raiz fica a exposta, pode ter de ser feito um tratamento de canal. Neste tipo de tratamento, o dentista irá proceder à remoção da raiz morta, limpar o canal e, encaixar uma coroa sobre o dente.
4

Para aliviar a dor do dente, enquanto não é atendido pelo seu dentista, poderá tomar um anti-inflamatório não esteroide, como o ibuprofeno. Também pode colocar uma compressa fria na área do rosto onde o dente quebrou, para aliviar a dor e possíveis inchaços.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um dente quebrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.