Como tratar um enfisema pulmonar

Como tratar um enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar ocorre quando os alvéolos pulmonares, responsáveis por transformar o dióxido de carbono em oxigênio, se destroem progressivamente dando como resultado uma importante dificuldade para respirar e um envio ineficaz de oxigênio à corrente sanguínea. Devido a se tratar de uma condição progressiva, é possível contar com ela sem ter reparado nos sintomas, no entanto quanto mais cedo se detetar melhor será o prognóstico e menor a dificuldade respiratória. Neste artigo de umComo explicamos-lhe como tratar um enfisema pulmonar e tudo o que deve saber sobre esta condição.

Passos a seguir:
1

O enfisema pulmonar pode avançar de forma lenta, aumentando progressivamente o dano com o passar dos anos até que a dificuldade de respirar é tão evidente que o paciente vai a um especialista. No entanto, há sinais claros de que a capacidade respiratória pode estar comprometida, alguns sintomas do enfisema pulmonar são falta de ar, que no começo será leve e talvez em atividades que envolvam esforço, mas irá aumentando até ocorrer inclusive em repouso.

Acompanhada da dificuldade para respirar podemos apresentar também a tosse e cansaço devido à inadequada oxigenação. A falta de ar é um sinal importante que devemos ter em atenção, por isso convém não a relacionar com outras condições como a idade ou a obesidade e ir a um médico de imediato, especialmente se for fumador.

2

A causa mais comum do enfisema pulmonar é o fumo do tabaco, pelo que se trata de uma condição muito comum em fumadores ativos, embora também possa ocorrer nos passivos. Outros irritantes como a contaminação ambiental ou os gases produzidos pelo carvão podem também originar esta condição.

3

O enfisema pulmonar não tem cura, no entanto é necessário implementar mudanças de hábitos profundas para garantir que a doença não avança até ao ponto de comprometer a saúde total dos pulmões. A primeira coisa que deverá fazer é deixar o cigarro no caso dos fumadores, pois este hábito agravará a condição aumentando gravemente os danos.

Melhorar a alimentação também é fundamental, pelo que é recomendável seguir uma dieta saudável e equilibrada rica em vegetais, frutas, carnes magras e peixes. Reduzir a ingestão de açúcares e alimentos graxos também ajudará a diminuir de peso, o que pode favorecer notavelmente o melhor funcionamento pulmonar.

4

É imprescindível incluir o exercício na rotina diária, pois a atividade física ajuda a melhorar notavelmente a capacidade pulmonar podendo diminuir os danos originados pelo enfisema pulmonar. Recomendam-se atividades de baixa ou média intensidade, como:

  • Andar de bicicleta ou usar a bicicleta estática.
  • Caminhar pelo menos 30 minutos por dia.
  • Subir as escadas a um ritmo moderado.
  • Nadar.
  • Exercícios para fortalecer os braços e o peito, o que ajudará a ter uma caixa torácica muito mais forte, beneficiando a respiração.

Uma hora de exercício 5 vezes por semana será muito benéfico para o seu bem-estar, no entanto lembre-se que deve evitar as atividades de alta intensidade. Perante qualquer incômodo consulte o seu médico.

5

Além disso, é possível que o seu médico lhe receite alguns medicamentos para tratar o enfisema pulmonar e garantir a sua qualidade de vida, como por exemplo:

  • Broncodilatadores: aliviam a dificuldade para respirar e diminuem a tosse.
  • Medicação para ajudar a deixar o cigarro, ideal para pacientes com dificuldades para abandonar este hábito.
  • Corticoides inalatórios: alivia a inflamação das vias respiratórias, mas devem ser usados sob supervisão médica. Nem todos os pacientes reagem a eles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um enfisema pulmonar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.