Lesões do ombro

Como tratar um ombro dolorido

Como tratar um ombro dolorido

A consulta por ombro dolorido é muito frequente na prática ambulatória e está relacionada com uma série de doenças do aparelho articular e periarticular do ombro. A maioria dos quadros pode ser resolvida sem dificuldade. Aqui tem alguns conselhos para aliviar a dor do ombro.

Passos a seguir:

1

A recomendação geral para os pacientes é repouso para o ombro e evitar os movimentos que possam desencadear dor intensa.

2

No entanto, é necessária a execução de alguns exercícios para evitar o que se chama: Capsulite Adesiva, ou seja, ombro congelado.

3

Eles devem ser realizados duas ou três vezes por semana pelo menos durante 30 minutos, para tratar o ombro.

4

Um exercício eficaz e que se recomenda é se apoiar em uma mesa, e inclinar para frente, deixando o braço dolorido "pendurado" e fazer movimentos pendulares ou em círculos.

5

Outro exercício para tratar o ombro, é tomar as mãos e fazer força para fora sem soltá-las.

6

Use também tensores elásticos com ambas as mãos, ou apenas uma e o outro extremo fixo a uma porta ou parede.

7

Nunca se deve imobilizar a articulação.

8

O gelo ou o calor podem ajudar a melhorar a dor, em particular nos estágios iniciais. Nunca aplique calor ou gelo diretamente, utilize bolsas destinadas para esse fim, ou em caso de gelo, envolva-o em um pano ou lenço.

9

Os anti-inflamatórios não esteroides podem ser a primeira escolha para pacientes jovens com sintomas leves ou moderados sem contraindicações para estes fármacos.

10

Recomenda-se diclofenaco sódico, em dose de 150 mg/dia (50 mg/8 hrs). A incidência de efeitos adversos é muito baixa para estas doses.

11

Outros anti-inflamatórios não esteroides utilizados são: paracetamol (500 mg/6 hrs), ibuprofeno (200 mg/8 hrs), ácido acetilsalicílico (325 mg/8 hrs).

12

As infiltrações com corticoides são indicadas para pacientes com sintomas graves, que não melhoram com anti-inflamatórios não esteroides ou que têm seu uso contraindicado.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra o que pode ser dor na clavícula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um ombro dolorido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Quando existem sintomas crônicos ou que não melhoram com os tratamentos, ou quando existe limitação funcional severa, deve-se realizar consulta com o especialista.
  • Se apresentar dor ao nível do ombro, de origem traumática ou não, consulte um médico
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Débora
Tenho tendinite nos ombros braços tenho dor a mais de 7 anos já fiz de tudo fisioterapia massagem acupuntura timo medicamentos diariamente e ia médico manda conviver mas está impossível preciso de ajuda urgente não aguento mais
monica
estou com tendinite no ombro desde dezembro 2015, estou afastada do meu trabalho, motivo excesso de peso e trabalhos de repetição, já fiz varias fisioterapias, tomei anti inflamatórios, minha pericia medica esta marcada para marco, mas continuo com dor, eu posso fazer atividades físicas para tentar aliviar a dor, posso voltar ao trabalho, mesmo com dor, meu medico disse tem pessoas que trabalham mesmo com dor depende de você, sentir dor e muito ruim, já acordo de mal humor, me sinto um pouco melhor quando faco algum exercício físico, alivia um pouco, mas tenho medo de piorar, aguardo uma resposta, obrigada
Martinho Fernandes de Pina
Há mais de um mês que ando com dores no ombro esquerdo e nem posso levantar para cima, tambem durante a noite não consigo dormir principalmente em cima do referido ombro. Que posso fazer para acabar com essa dor?
monica
eu estou com o mesmo problema, meu medico disse, evite dormir desse lado, pegar peso e mandou fazer compressas com gelo 20 minutos e tomar alginac 1000 durante 5 dias, estou com tendinite
Como tratar um ombro dolorido