Como tratar uma fissura anal

Como tratar uma fissura anal

Uma fissura anal é uma pequena fenda que se produz na mucosa da zona externa do reto devido à evacuação de fezes muito duras com frequência, uma diarreia prolongada ou uma tensão excessiva nos músculos do esfíncter anal. É uma condição que provoca dor intensa, sangramento e prisão de ventre, mas com algumas medidas simples pode acelerar o seu processo de curação. Também existem casos mais graves que requerem tratamentos médicos específicos e inclusive de cirurgia, pelo que é sempre aconselhável consultar um especialista. Continue lendo este artigo de umComo se lhe interessa saber como tratar uma fissura anal.

Vai precisar de:
  • Banheira ou ducha
  • Vegetais
  • 250 gr de álcool de 96º.
  • 100 gr de raiz fresca e cardo selvagem
  • Filtro
  • Jarro com tampa hermética
  • Um pincel suave
Passos a seguir:
1

A fissura anal é uma lesão que, normalmente, costuma ser causada por uma fenda produzida por condições como a prisão de ventre, as hemorroidas ou a diarreia prolongada. Também se deve ter em conta que as pessoas que mantêm com frequência relações sexuais anais correm um maior risco de sofrer de fissura anal. Mas, as fissuras anais estão associadas sobretudo à prisão de ventre, uma vez que a continua e difícil deposição de fezes muito duras ou grandes pode acabar originando essa rotura na mucosa do ânus.

O principal sintoma da fissura anal é uma dor muito intensa e aguda no ânus, especialmente mesmo antes do momento de defecar ou após este, que pode estar acompanhado de coceira, queimação e presença de sangue nas fezes, o qual se pode ver rapidamente no papel higiênico. Além disso, no caso de interromper a defecação devido aos grandes incômodos, corre-se o risco de sofrer de obstipação e prisão de ventre prolongada.

2

Há algumas fissuras anais muito leves que podem se curar de forma espontânea em poucos dias e que não requerem um tratamento específico. No entanto, o mais recomendável é consultar o médico para descartar que esteja associada a outras doenças de maior gravidade e iniciar o tratamento mais adequado em cada caso. Existem várias formas de tratar uma fissura anal, mas uma das mais comuns é através da aplicação de pomadas ou cremes analgésicos e anti-inflamatórios que permitem aliviar a dor e acelerar a cicatrização da ferida. A estas, o médico também pode unir a receita de algum fármaco em comprimidos ou gotas para amenizar a dor quando se apresenta de forma bastante intensa.

3

Outra alternativa médica é que o especialista considere necessário a aplicação de um anestésico injetável na zona retal para combater a dor severa e facilitar a curação da lesão. Também se pode recomendar o consumo temporal de laxantes para amolecer as fezes e conseguir que a sua evacuação seja mais fácil e não piore a fissura anal. Estes devem se tomar sob prescrição médica e seguindo sempre as instruções quanto à dose recomendada, uma vez que em excesso poderia dar lugar a evacuações fluídas e constantes que também originariam irritação e agravariam a inflamação.

4

Há outras medidas caseiras e naturais que se podem adotar facilmente para tratar a fissura anal e contribuir para a sua curação. Entre elas, encontramos combater a prisão de ventre, se for esta a causa, realizando algumas mudanças na dieta:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra.
  • Beber mais água e líquidos como sucos naturais de frutas e verduras.
  • Evitar aqueles alimentos que causam constipação como o arroz, a banana, a maçã, a cenoura, doces e comidas muito gordurosas.
  • Opte pelos cereais integrais, deixando de lado aqueles refinados ou processados.

Descubra muitos mais detalhes sobre a dieta indicada para aliviar a prisão de ventre, consultando o artigo alimentos para a prisão de ventre.

5

Os banhos de assento também podem ajudá-lo a amenizar os incômodos produzidos pela fissura anal, uma vez que relaxam o músculo do esfíncter e desta forma ajudam a combater a prisão de ventre. Tratam-se de banhos de água quente, que devem cobrir apenas a zona das ancas e nádegas.

6

Quando nenhum dos métodos mencionadas anteriormente for suficiente para curar a fissura anal, é possível que o paciente tenha que se submeter a outros tratamentos como, por exemplo, injeções de botox no esfincter anal ou a uma intervenção cirúrgica menor para relaxar o músculo anal. Por isso, é tão importante consultar o seu médico para ter a certeza de que o tratamento é o mais adequado para o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma fissura anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para aplicar a marinada de cardo explicada anteriormente no ponto 3, pode fazê-lo com um pincel suave.