Partilhar

Como tratar uma pessoa altamente sensível

Existem muitas pessoas que se consideram muito sensíveis. Isto não é nenhuma tolice, já que está provado cientificamente que essas pessoas contam com um maior desenvolvimento emocional que a média. Dito de outra forma, o sistema nervoso delas está conectado mais diretamente com o cérebro, provocando uma maior consciência e sensibilidade no que diz respeito ao seu meio. O PAS, ou pessoa altamente sensível, é uma comunidade um pouco incompreendida e estereotipada, às vezes de forma errada, como seres fracos ou frágeis.

Se conhece alguém ao seu redor com este tipo de traços tão característicos, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br no qual explicamos para você como tratar uma pessoa altamente sensível. Tenha em conta os nossos conselhos e consiga compreender o grupo de PAS.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa
Passos a seguir:
1

As PAS (Pessoas Altamente Sensíveis) não têm que ser tímidas ou introvertidas. O grau de sensibilidade não se mede pelo medo da rejeição ou a agonia de estar com muitas pessoas ao mesmo tempo. As pessoas sensíveis contam com um sistema nervoso mais desenvolvido que o comum e sentem profundamente qualquer coisa, cansam-se, irritam-se, sentem mais, tudo ao mesmo tempo. Precisam de horas para se dedicarem a si mesmos e precisam de mudança de hábitos, de reajustes sociais, se querem viver de forma saudável.

2

De fora podemos não entender por que há certas medidas que são imprescindíveis para as pessoas altamente sensíveis, no entanto, é necessário adaptar-nos e saber tratá-las se queremos contribuir para que tenham uma vida melhor, por difícil que lhes pareça. A comunicação é o primeiro ponto: tem que falar com eles, mas de maneira suave, sem gritos nem ruídos. Deste modo, não se sentirão pressionados e poderão ter uma conversa animada.

Como tratar uma pessoa altamente sensível - Passo 2
3

Escutar será uma das grandes virtudes dos acompanhantes das PAS, já que também é uma grande virtude deles próprios. Deve ter paciência, pois ainda que não se queixem sem motivo, são muito críticos. Pense que para eles, pela sua maneira de entender o mundo, a vida é esmagadora, por isso é importante utilizar a empatia para estabelecer uma boa conexão com as pessoas altamente sensíveis.

4

Não as pressione. As pessoas altamente sensíveis pensam demais e podem se sentir esmagadas por seus próprios pensamentos. Se sair para tomar um copo com este tipo de pessoas, notará que aos poucos vão se libertando, mas, ao mesmo tempo, a sua cabeça de pensamentos ficará cheia de pensamentos, preocupações ou sensações. É melhor deixá-los no seu espaço sem fazer pressão para saber que está acontecendo com eles. Por si mesmos acabarão por lhe contar.

5

Como mostramos, a sua extrema sensibilidade fazem-nas, em determinados momentos, intolerantes ao ruído ou às multidões e notará como, às vezes, procuram um momento de paz, um oásis, nesses momentos de estresse e caos. Se sente que ficam calados ou estão ausentes durante uns minutos, deixe o seu espaço, é importante para eles se reordenar com um pouco de tempo e sem pressão. Por outro lado, é necessário entender que também desapareçam durante uns dias, precisam desfrutar de suas próprias vidas e dedicar tempo a eles mesmos.

6

Se algo caracteriza as pessoas altamente sensíveis é o seu poder de observação, sua intuição e seu sentido crítico. Não os julgue já que, ainda que eles analisem ou façam alguma crítica à sua pessoa, nunca o farão com maldade, mas como um elogio, pelo desejo de ajudar você a melhorar. Lembre-se que os PAS têm uma capacidade nervosa, sensitiva e intelectual muito desenvolvida. Não os subestime.

7

Sinceridade. Para uma pessoa altamente sensível será fundamental saber o que sente: se está aborrecido, se está decepcionado, se não gostou de alguma coisa em particular da sua pessoa... Para eles é fundamental que a pessoa que os acompanha não coloque uma máscara por medo de ferir seus sentimentos ou sua sensibilidade. A honestidade é um grande valor para eles.

8

Por outro lado, é aconselhável evitar assuntos de grande envergadura e importância, sobretudo se tiverem opiniões diferentes a esse respeito. Lembre-se que a sua característica de grande sensibilidade pode fazer com que estas discussões se tornem uma grande preocupação para eles.

9

Se vive com uma pessoa altamente sensível deverá manter a ordem. Para eles, qualquer ambiente ou espaço desordenado pode ser um desagradável problema, assim, lembre-se que tudo aquilo que pode ser sensível para qualquer pessoa, para uma PAS multiplica-se e aumenta. Por outro lado, na convivência também deverá aceitar que precisam do seu próprio espaço, seu próprio tempo e seu lugar de desconexão. Não os pressione.

10

Uma pessoa altamente sensível levará tudo a nível pessoal. Aconselhamos que meça sempre as suas palavras, que procure a melhor forma de os chamar à atenção, sem que isso resulte numa preocupação maior. É importante entendê-los e aceitar a sua sensibilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma pessoa altamente sensível, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como tratar uma pessoa altamente sensível

1 de 5

Voltar ao topo da página