Como tratar uma úlcera no estômago

Como tratar uma úlcera no estômago

As úlceras no estômago ou úlceras gástricas são feridas abertas que ocorrem no revestimento do estômago quando este se rompe e fica desprotegido perante os ácidos gástricos fortes. Estas lesões são originadas na sua maioria por uma infeção bacteriana, embora também contribuam para a sua formação um excesso de ácidos e sucos produzidos pelo estômago, seguir maus hábitos de vida e sofrer de estresse físico ou emocional, pois este último agrava consideravelmente a situação. É necessária a intervenção médica para conseguir que a úlcera se cure por completo, por isso continue lendo este artigo de umComo para saber com detalhes como tratar uma úlcera no estômago e que estilo de vida é o mais apropriado para quem sofre dela.

Passos a seguir:
1

A causa mais comum das úlceras no estômago é uma infeção originada pela bactéria chamada de Helicobacter pylori. Embora também se possa referir que nem todos aqueles pacientes que têm esta bactéria no seu estômago desenvolvem úlcera gástrica. Além disso, também pode ser originada por uma formação excessiva de ácido gástrico e por ter maus hábitos de vida.

Os principais sintomas que alertam da sua presença são dor abdominal, náuseas e vômitos (possivelmente com sangue), fezes escuras, perda de peso, sensação de estômago cheio, fadiga, acidez, digestões difíceis, entre outros sinais que pode ver com detalhe no artigo Como identificar os sintomas das úlceras no estômago.

Perante a manifestação dos sintomas anteriores é conveniente consultar o seu médico para se submeter a exames oportunos e iniciar o tratamento adequado no caso de existir uma úlcera no estômago. Lembre-se que em nenhum caso deverá se automedicar, pois poderia agravar seriamente o seu estado de saúde.

2

Quando a úlcera gástrica é fruto de uma infeção causada pela bactéria Helicobacter pylori, o médico receitará um tratamento destinado a eliminar o micro-organismo através da ingestão de medicamentos antibióticos, os quais deverão ser administrados durante o tempo indicado pelo médico em cada caso. Além disso, é provável que o médico recomende também um inibidor da bomba de protões indicado para impedir a produção de ácidos no estômago.

No caso da úlcera no estômago sem infeção por Helicobacter pylori, serão apenas necessários alguns medicamentos antiácidos, bloqueantes H2 e inibidores da bomba de protões. Estes estão indicados para reduzir a quantidade de ácido que o estômago produz, para o proteger e ajudar a que a úlcera se cure. Deverá tomar apenas aqueles medicamentos que o seu médico lhe receitar, respeitando sempre a dose indicada assim como os períodos de tempo estipulados por ele.

3

Embora seja raro acontecer, em casos de maior gravidade em que a úlcera no estômago sangra em excesso sem a possibilidade de parar a hemorragia ou quando esta originou uma perfuração, será necessária uma intervenção cirúrgica para poder tratar dela como é necessário.

4

Além destes tratamentos médicos, o paciente com úlcera no estômago deverá modificar alguns hábitos de vida e ter em conta uma série de medidas em seu dia a dia que garantam o seu bem-estar. Uma das mais importantes tem a ver com a alimentação, pois será conveniente seguir uma dieta equilibrada rica em verduras, frutas e baixa em gorduras. Evitando, pelo contrário, o consumo de alimentos picantes, muito condimentados, fritos, doces, bebidas gaseificadas e refrigerantes, assim como todos aqueles ingredientes que provocam azia.

5

Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois estas provocam mais irritação e causam maiores complicações. O mesmo acontece com o tabaco, o qual afeta a mucosa do estômago e não é recomendado para pacientes com úlcera gástrica. Se precisa se livrar deste mau hábito, mas precisa de uma ajuda, não deixe de conferir estes artigos sobre como deixar de fumar e como controlar a ansiedade ao deixar de fumar.

6

Há determinados medicamentos anti-inflamatórios, como por exemplo a aspirina e o ibuprofeno, que prejudicam o estômago se forem tomados com regularidade. Por isso, se costuma fazer um consumo assíduo deste tipo de medicamentos, será importante que os deixe de consumir e consultar o seu médico para que lhe dê possíveis alternativas que são mais apropriadas para si.

7

Para ajudar a curar uma úlcera no estômago e reduzir as dores que pode originar, também é possível recorrer a alguns tratamentos naturais. Um dos mais destacados é o consumo de duas xícaras diárias de camomila mesmo antes das duas refeições principais do dia, como o almoço e o jantar. Esta planta medicinal é excelente para tratar condições do sistema digestivo, pois protege a mucosa gástrica e ajuda a reparar os danos originados pela úlcera.

Se quiser descobrir mais tratamentos como este, terá apenas que consultar o artigo Como curar as úlceras de forma natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma úlcera no estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.