Como tratar varicocele ou varizes nos testículos

Como tratar varicocele ou varizes nos testículos

A varicocele é a inflamação das veias que envolvem o cordão espermático, uma condição que se cura de forma definitiva com uma cirurgia mas cujos sintomas podem ser amenizados recorrendo a algumas soluções naturais bastante eficazes. As causas desta condição são várias, sendo necessária a atenção médica para prevenir o avanço das varizes o que poderia comprometer a fertilidade do paciente. Enquanto não consulta o seu urologista, em umComo.com.br damos-lhe algumas soluções naturais para que saiba como tratar varicocele ou varizes nos testículos aliviando os incômodos.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Um número importante de pacientes com varicocele não apresentam sintomas e a condição costuma ser detetada após uma revisão urológica rotineira. No entanto, quem manifesta sintomas costuma sentir uma sensação de peso e dor nos testículos, podendo chegar a sentir as veias dilatadas ou a sentir a diminuição do testículo afetado.

Em todos os casos, algumas medidas podem impedir que a dor e os incômodos aumentem e que a doença continue avançando enquanto se espera pela solução médica definitiva, que consiste em uma intervenção cirúrgica ou um procedimento corretivo.

2

Para tratar a varicocele e impedir que os incômodos aumentem, deve deixar de parte os picantes, o álcool, o café, o chá e todas as bebidas excitantes, assim como o tabaco. Estes produtos aumentam a inflamação das varizes podendo fazer com que os incômodos sejam maiores.

Além disso, seguir uma dieta saudável com frutas, vegetais e produtos frescos é muito importante para melhorar a saúde do paciente com esta condição.

3

Um remédio muito eficaz para a varicocele consiste em verter vários dentes de alho picados na salada que comer diariamente. Este alimento é um anticoagulante e vasodilatador natural bastante eficiente, que favorece o tratamento das varizes nos testículos, no entanto deve ser consumido sempre cru.

Mas esta não é a única solução para ingerir este alimento sem cozinhar, no nosso artigo como comer alho cru damos-lhe várias opções que poderá pôr em prática.

4

Durante um tempo razoável, recomendamos-lhe que não tenha relações sexuais. Assim conseguirá acelerar a cura da inflamação.

5

Para reduzir a inflamação, a dor e os incômodos na zona dos testículos, os banhos com água quente são uma excelente alternativa. Se tem banheira em casa recomenda-se mergulhar esta zona na água durante 5 minutos duas vezes ao dia, no caso de ter apenas um chuveiro, coloque a água na área testicular durante 5 minutos para diminuir os incômodos.

6

Outra solução eficiente que pode ajudar a tratar a varicocele e diminuir os incômodos, é o uso de um suspensório ou suporte escrotal ou de umas calças justas na zona que evitem que os testículos se mexem demasiado, gerando dor e incômodo.

Recomendamos-lhe também que aplique compressas frias nos testículos durante 10 minutos para controlar a inflamação e os incômodos.

7

Lembre-se da importância de seguir as indicações do seu urologista no que diz respeito ao procedimento para eliminar de forma definitiva a varicocele, um especialista é o melhor guia no tratamento desta condição.

Sugestão: Coceira no saco escrotal, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar varicocele ou varizes nos testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.