Como tratar zumbido no ouvido

Como tratar zumbido no ouvido
Imagem: viscerasexpostas.blogspot.pt

O zumbido no ouvido, também chamado de tinnitus, é o nome que se dá quando um indivíduo ouve um ruído nos seus ouvidos, sem que haja fonte externa de som que emita esse mesmo ruído. Assim sendo o zumbido acontece no interior do nosso ouvido, sendo causado pelo aumento de impulsos elétricos que vão da via auditiva ao córtex cerebral, sem que haja uma razão concreta para justificar por que isso acontece. Os indivíduos com zumbido no ouvido descrevem o som como algo semelhante a um apito, batimento cardíaco, inseto a voar, barulho de chuveiro, etc, sendo que o som varia de pessoa para pessoa e em alguns casos chega a ser tão grave que a pessoa afetada nem consegue dormir. Se você sofre deste mal, continue lendo este artigo umComo.com.br, em que lhe damos algumas dicas de como tratar zumbido no ouvido.

Passos a seguir:
1

Ao sentir zumbido no ouvido, coloque uma música calma a tocar. Isso irá abafar o som do zumbido e, quando você perceber, já não ouvirá ruído.

2

Evite o estresse em sua vida, sendo que essa é uma das origens do zumbido nos ouvidos. Assim sendo tente manter-se calmo na maioria do tempo, pratique meditação com música e descanse o suficiente com a cabeça ligeiramente elevada em relação ao corpo.

Imagem: tropical.fm.br
3

Se o zumbido for persistente, desloque-se até uma farmácia para obter aconselhamento acerca do medicamento mais indicado para tomar, de forma a tentar solucionar o problema.

4

Se mesmo assim não resultar, procure um médico otorrino para remover a cera do ouvido e também para um exame, pois o zumbido pode ser o sintoma de um problema maior.

Imagem: clinicasotiris.com.br
5

Alguns zumbidos são momentâneos, no entanto existem pessoas que sofrem de zumbido crônico, e vivem com isso todo o dia a toda a hora. Para elas a solução passa por um tratamento médico mais sério.

6

Pacientes com tinnitus crônico podem iniciar uma terapia de habituação, que lhes ajudará a lidar mais facilmente com o ruído, como também uma estimulação elétrica da via auditiva ou estimulação magnética transcraniana. De igual forma existem relatos de melhorias de pacientes que se submeteram a tratamentos de acupuntura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar zumbido no ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.