Como trocar um curativo

Como trocar um curativo

Tomar as devidas precauções ao trocar curativos pode fazer a diferença entre uma ferida bem cicatrizada e uma infecção. As feridas abertas são uma porta de entrada para bactérias e pequenos detritos. Cubra a ferida com uma gaze e troque frequentemente as ataduras que servem para dois propósitos. Em primeiro lugar, as ataduras protegem a pele contra a infecção e, em segundo lugar, protegem as outras pessoas de qualquer fluído que possa ser secretado pela ferida. Você deve trocar as ataduras pela manhã e à noite, bem como após cada banho ou duche. Pergunte ao seu médico a respeito de trocar os curativos com mais frequência se a ferida tiver muita drenagem ou hemorragia. De seguida, em umComo.com.br vamos explicar-lhe como trocar um curativo.

Vai precisar de:
  • Sabão
  • Duas toalhas de papel
  • Dois pares de luvas de borracha
  • Toalha antibactericida
  • Pomada antibactericida
  • Sacola de plástico
Passos a seguir:
1

Lave as mãos com sabão por um minuto e enxágue com água quente. Seque as suas mãos com uma toalha de papel e utilize um par de luvas de borracha.

2

Retire as bordas do curativo lentamente. Limpe cuidadosamente qualquer vazamento de fluido em excesso ou utilize uma toalha antibactericida. Use o dedo para colocar pomada antibactericida sobre a ferida para prevenir a infecção. Descarte as luvas de borracha e a atadura usada em um saco plástico.

3

Coloque um par de luvas de borracha e aplique um novo curativo na ferida. Feche cuidadosamente as extremidades com fita adequada, se for necessário. Caso contrário, pressione apenas o adesivo na pele para bloquear a entrada de substâncias que possam irritar e penetrar na ferida. Retire o segundo par de luvas de borracha e coloque no saco plástico.

4

Lave as mãos novamente com água quente e sabão. Feche o saco plástico e jogue-o no lixo ou no lixo de resíduos hospitalares.

Sugestão: Como tirar curativo da pele sem machucar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar um curativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.