menu
Partilhar

Como usar a auriculoterapia para a ansiedade

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 junho 2020

A auriculoterapia é uma técnica desenvolvida nos anos 50, que tenta ativar os pontos que se localizam na orelha para diminuir condições como, dores musculares, perda de peso, transtornos menstruais ou parar tratar a depressão e a ansiedade.

A ansiedade é um transtorno no qual a preocupação exagerada ocorre por particularidades da vida diária, sejam por motivos familiares, de dinheiro ou saúde. Esta alteração pode chegar a afetar a rotina e inclusive a incapacitar uma pessoa. Em umComo mostramos a você como usar a auriculoterapia para a ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como superar a ansiedade
Passos a seguir:
1

Se você sofre de ataques de ansiedade, a auriculoterapia pode ser uma opção de tratamento, mas sobretudo, antes de experimentar qualquer terapia alternativa, é necessário consultar um psicólogo para que possa fazer um diagnóstico adequado e orientar você sobre qual é a melhor técnica para tratar a ansiedade. Lembre-se que deve ir a um centro especializado para realizar este tipo de tratamentos.

2

O desequilíbrio que se gera no corpo pelos ataques de ansiedade fazem com que apareçam diferentes dores e sofrimentos. A auriculoterapia baseia-se nos mesmos princípios da acupuntura, mas só se centra nos pontos da orelha para reduzir a dor e toma como base a cartografia auricular.

Como usar a auriculoterapia para a ansiedade - Passo 2
Imagem: bellezamarife.com
3

Na auriculoterapia utilizam-se microesferas magnéticas, que se colam na orelha e ativam zonas que influenciam sobre a parte do corpo que se encontra afetada; além disso, estimulam os impulsos nervosos. Através desta técnica, também é possível diagnosticar outras doenças pelo reflexo produzido neste órgão.

4

Esta técnica não produz dores nem desconfortos e, ao contrário da acupuntura, o contato é totalmente superficial, prevenindo assim qualquer infecção. Usar a auriculoterapia para a ansiedade permitirá a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores que têm um efeito analgésico sobre o nosso organismo. Permitindo que se sinta mais relaxado e com uma melhor atitude para lidar com as tarefas diárias.

5

É importante destacar que quando se utiliza a auriculoterapia para transtornos de ansiedade por comida, esta deve ser acompanhada de bons hábitos alimentares e uma rotina diária de exercício. Inclua em sua dieta frutas, vegetais e beba muita água, assim diminuirá a retenção de líquidos. Evite alimentos que aumentem a ansiedade como o açúcar, comida apimentada ou o álcool e pratique técnicas de relaxamento onde liberte a sua mente dos pensamentos que a mantêm inquieta.

6

Os transtornos de ansiedade geram outras doenças, tais como a insônia, dores de cabeça e enxaquecas. Ainda que este tratamento reduza os efeitos destas condições no seu organismo, também pode incluir infusões com efeito calmante, como a camomila, a valeriana ou a passiflora, sobretudo se as tomar antes de dormir.

7

Outros usos da auriculoterapia são o controle de peso, porque permite diminuir o apetite e gerar uma sensação de saciedade. Também é benéfico para tratar as dores articulares ou os produzidos por cefaleias, adicionalmente, tem ótimos resultados sobre o tratamento de transtornos menstruais, uma vez que ativa o fluxo sanguíneo e acalma a dor.

8

Apesar de seus múltiplos benefícios, a auriculoterapia pode ser contraindicada nos seguintes casos:

  • Se tem problemas na orelha como eczemas, queimaduras ou cortes.
  • Se está grávida.
  • Se sofreu partos prematuros ou abortos.
  • Se você se encontra medicado com antidepressivos.

Se deseja mais informação sobre a auriculoterapia para perder peso, recomendamos a você o artigo como funciona a auriculoterapia para perder peso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a auriculoterapia para a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

1 comentário
Jose de moura
Todos os pontos necessários para aneiedade

Imagem: bellezamarife.com
1 de 4

Voltar ao topo da página