Outros Saúde na mulher

Como usar absorvente interno corretamente

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como usar absorvente interno corretamente
Imagem: youngwomenshealth.org

Para muitas mulheres, o absorvente interno é prático e reduz a sensação de estar menstruada. Mas é preciso saber como utilizar o produto de forma correta para tirar proveito de suas vantagens. Por isso, o umComo.com.br vai ensinar a como usar absorvente interno corretamente.

Passos a seguir:

1

Quem não tem muita prática em usar um absorvente interno ou mesmo vai utilizar pela primeira vez pode dar preferência ao produto que vem com aplicador. Esse acessório de plástico, em formato de tubo, ajuda a empurrar o absorvente para dentro da vagina.

Como usar absorvente interno corretamente - Passo 1
Imagem: intimus.com.br
2

A variedade de absorventes internos também depende do tamanho e absorção. Existem modelos mini, normal e grande. O mais indicado é usar os grandes nos primeiros dias de menstruação, quando o fluxo de sangue é maior. Nos demais, pode-se optar pelos menores.

3

Na hora de introduzir o absorvente interno na vagina, uma dica de posição para facilitar a manobra é sentada na ponta da tampa do vaso, com os joelhos flexionados e afastados. Porém, mesmo de pé é possível inserir o absorvente, o importante é buscar uma posição confortável, que facilite a introdução.

Como usar absorvente interno corretamente - Passo 3
Imagem: tampax.com
4

No caso de colocar absorvente interno em pé, o melhor é apoiar um dos pés em uma superfície alta, para promover a abertura necessária. Essa posição, entretanto, pode permitir que gotas de sangue escorram pelas pernas.

5

Na primeira vez pode parecer mais complicado, mas depois inserir absorvente interno se torna bastante fácil. Também é importante estar sempre com as mãos bem lavadas para inserir o absorvente.

6

Além disso, existe o jeito certo de segurar o aplicador, que deve ser com o polegar e o dedo médio, na metade do acessório, onde o tubo fino encontra o tubo mais largo. Coloque o indicador na ponta do aplicador, na parte em que sai o cordão.

7

Depois, insira devagar a parte superior (e mais grossa) do aplicador na vagina e o empurre para dentro alguns centímetros, até que os dedos encostarem-se ao seu corpo. Por fim, empurre a parte fina do aplicador para cima com o dedo indicador.

8

É normal sentir o absorvente interno movendo-se mais alguns centímetros para dentro, sendo que você pode empurrar a parte fina do aplicador até que encontre a parte grossa. Em seguida, retire o aplicador da vagina e jogue-o fora, pois é descartável.

9

Já na hora de como usar um absorvente interno sem o aplicador é preciso segurar o produto com os dedos médio e polegar e posicioná-lo na entrada da vagina, sendo que com a outra mão você deve abri-la delicadamente. Como o dedo indicador da mão que segura o absorvente empurre-o para dentro da vagina.

Como usar absorvente interno corretamente - Passo 9
Imagem: doutissima.com.br
10

De forma semelhante ao indicado com o uso do aplicador, é preciso empurrar com cuidado o absorvente, cerca de quatro centímetros da entrada, até não senti-lo mais. Depois, faça um teste de que está bem colocado, caminhando um pouco. Você não deve sentir dor nem incômodo.

11

Já na hora de remover o absorvente interno, ele vai estar maior, por causa do sangue absorvido. Mas isso não interfere na manobra. É preciso puxar suavemente o seu cordão, que deve estar pendurado para fora.

Como usar absorvente interno corretamente - Passo 11
Imagem: capricho.abril.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar absorvente interno corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: youngwomenshealth.org
Imagem: intimus.com.br
Imagem: tampax.com
Imagem: doutissima.com.br
Imagem: capricho.abril.com.br
1 de 5
Como usar absorvente interno corretamente