Partilhar

Como usar as plantas medicinais

Como usar as plantas medicinais

São muitas as plantas medicinais que nos oferece a natureza para tratar e aliviar diferentes doenças, condições ou transtornos que comprometem a boa saúde do nosso organismo. São ervas que contêm uma infinidade de propriedades curativas e que se converteram em uma alternativa recorrente e eficaz às drogas convencionais devido à menor proporção de efeitos colaterais que provocam em relação a estes últimos. Se quer saber como usar as plantas medicinais e como se beneficiar delas, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como funcionam as plantas medicinais

Como preparar e aplicar as plantas medicinais

As plantas medicinais, como dissemos, beneficiam a nossa saúde e nos permitem tratar diversas condições de forma completamente natural graças aos seus princípios ativos, que são substâncias químicas naturais que atuam como um remédio excelente para tratar doenças do organismo humano. Mas além disso, é importante ter em conta que segundo o benefício terapêutico que queiramos obter, será necessário preparar de uma forma ou outra, já que assim conseguiremos potencializar ainda mais o seu efeito terapêutico. A seguir, apresentamos a você todas as formas possíveis nas quais pode utilizar as plantas medicinais, tome nota!

Como usar as plantas medicinais - Como preparar e aplicar as plantas medicinais

Usar as plantas medicinais sem misturar

  • Aplicação direta da planta. Há ervas e plantas medicinais que não requerem nenhuma ação específica sobre elas para que suas propriedades se tornem terapêuticas. Assim, em algumas ocasiões, para exercer a fitoterapia só é necessário identificar a planta adequada e utilizá-la. Bastará colocar a planta medicinal sobre a pele, naquele lugar onde queremos que atue para reduzir uma inflamação, aliviar uma dor local, etc. Em outros, a simples ingestão da planta -previamente lavada- será suficiente para obter a solução procurada.
  • Sucos. Os sucos são uma forma muito habitual de ingerir os frutos das plantas. Quando obtidos de uma fruta fresca, concentram todos os ativos da planta, e se forem preparados com mais de um fruto, se convertem em uma notável injeção vitamínica. Também podem ser preparados sucos esmagando ervas frescas ou triturando hortaliças.
Como usar as plantas medicinais - Usar as plantas medicinais sem misturar

Usar as plantas medicinais à base de água

  • Infusões. São bebidas que se preparam introduzindo ervas, frescas ou secas, em água, e deixando macerar para que liberem suas qualidades. As infusões costumam ser tomadas quentes, ainda que se a doença que quer tratar é uma infecção urinária seja mais adequado tomá-las frias. Caso prepare mais que o necessário, pode coar e reservar na geladeira, porque pode ser mantido refrigerado durante 48 horas.
  • Vapores. As ervas medicinais, em contato com a água quente, deitam uma série de vapores que têm um notável valor medicinal. Estes são muito úteis para tratar condições respiratórias ou para limpar a cútis do rosto. Para fazer estas inalações, é importante que tenha em conta que a água deve estar muito quente e que deve cobrir a cabeça com uma toalha, para que os vapores se concentrem como um sino e sejam mais ativos.
  • Compressas. São preparados que utilizam como base uma infusão de ervas. Para preparar uma compressa, basta mergulhar um pedaço de gaze ou algodão em uma infusão concentrada e aplicá-la diretamente sobre a zona que pretende tratar. Pode variar a temperatura da compressa em função da finalidade que quer aplicar. Por exemplo, as compressas frias de camomila são muito adequadas para acalmar a dor e reduzir o inchaço de problemas musculares e ósseos. Por outro lado, as quentes são muito úteis para limpar as feridas e evitar infecções.
  • Emplastros. São como as compressas, mas utilizam diretamente a erva como fundamento. Assim, o que se aplica através de uma compressa é uma massa obtida triturando as folhas, raízes ou caules frescos de uma planta.
  • Xaropes. São preparados doces que se elaboram cozinhando uma infusão de ervas medicinais com açúcar. Uma vez obtidos, podem ser guardados em um lugar fresco e escuro durante aproximadamente um mês.
Como usar as plantas medicinais - Usar as plantas medicinais à base de água

Usar as plantas medicinais à base de óleos

  • Pomadas. Quando estes preparados se fundamentam em uma base de óleo vegetal de qualidade, aumentam suas propriedades, já que o mesmo óleo contribui com seus próprios benefícios, aumentando o efeito positivo do remédio. É importante, portanto, que escolha bem o tipo de óleo que utiliza para preparar as suas pomadas.
  • Bálsamos. Os bálsamos são preparados quase do mesmo modo que as pomadas, só que não utilizam emulsionantes de base, por isso são menos espessos. São muito adequados para tratar condições dermatológicas e capilares, ainda que também possam ser úteis para realizar massagens musculares.
Como usar as plantas medicinais - Usar as plantas medicinais à base de óleos

Usar as plantas medicinais à base de álcool

Outra opção é usar as plantas medicinais através de tinturas, as quais recebem este nome porque quando o álcool entra em contato com a planta, produz uma reação química pela qual se extrai os pigmentos, de modo que o líquido fica tingido e escurece. Ainda que as tinturas possam ser compradas já preparadas em ervanárias, também podem ser preparadas em casa utilizando brandy ou vodka de boa qualidade como base.

A tintura é um remédio muito versátil na hora de ser administrada; pode diluir em água para ingeri-la, mas também pode fazer em outros preparados, como o suco de frutas natural, por exemplo. Também pode introduzir várias gotas em um banho relaxante, misturá-la com água para realizar lavagens ou preparar uma compressa embebida em tintura e água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar as plantas medicinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como usar as plantas medicinais

Como usar as plantas medicinais
1 de 5
Como usar as plantas medicinais

Voltar ao topo da página