Partilhar

Como usar flor de sal

Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar flor de sal

Passando os olhos na procura de um novo tempero para os seus pratos, navegando atrás e receitas ou mesmo naquele programa de culinária que você acompanha, de uma maneira ou de outra você acabará ouvindo o termo flor de sal. Mas o que é isso, e mais importante como usar flor de sal? Continue lendo este artigo do umComo e descubra as nossas sugestões.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em sódio
Passos a seguir:
1

Para entender o que é flor de sal vamos primeira entender a extração de sal comum, isso facilitará as coisas.

O sal comum, de cozinha, seja grosso ou fino, é extraído de lagoas de água salgada, mas não é simplesmente fervendo a água até só sobrar o sal. Porque não sobraria apenas sal, mas sim uma mistura de tudo o que tem na água. Então se usa um em que se retiram esses elementos por fases, já que cada um deles vai para o fundo em um momento da evaporação. Depois que boa parte da água ferveu e se retirou o que não se quer, aí sim as salinas fervem a água, até sobrar apenas o sal. O processo é um pouco diferente para sal grosso ou fino, mas a base é a mesma.

Como usar flor de sal - Passo 1
Imagem: charcutaria.org
2

Agora você pergunta: mas e a flor de sal?

A flor de sal, ao contrário do sal comum, se forma na superfície dessa água. Por isso ele é mais puro, mais delicado e se forma em quantidade muito menor do que se consegue extrair o sal comum.

Essa origem diferenciada da flor de sal é o que confere uma sabor mais delicado e único a esse tipo de sal, sendo justamente essa diferenciação a mais procurada para se utilizar na culinária.

Então como usar a flor de sal?

É importante entender que quando se utiliza esse tipo de sal não se está buscando simplesmente salgar o prato, mas conferir um sabor diferenciado e ressaltar as características naturais do alimento.

Por isso é importante não utilizar a flor de sal na preparação de alimentos, mas sim em sua finalização.

Para isso sempre utilize a flor de sal antes de levar o alimento a mesa, pegando seus pequenos cristais com os dedos e amassando-os para polvilhar sobre o prato que se vai servir, isso manterá tanto o sabor desse tempero como acrescentará a sua riqueza em ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre ao alimento.

Como usar flor de sal - Passo 2

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar flor de sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como usar flor de sal

Como usar flor de sal
Imagem: charcutaria.org
1 de 3
Como usar flor de sal

Voltar ao topo da página