Como usar o bicarbonato nos pés

Como usar o bicarbonato nos pés

O bicarbonato de sódio é um produto especialmente destacado por sua propriedade alcalinizante, o que favorece a regulação e o equilíbrio do pH do nosso organismo, ideal para tratar a indigestão e o refluxo gástrico. No entanto, este não é o único benefício que o bicarbonato possui, ele tem muitos mais efeitos positivos sobre nossa saúde e também é uma excelente opção para o cuidado da nossa pele, podendo ser usado para melhorar o aspecto externo de diferentes partes do corpo. Neste artigo de umComo vamos nos concentrar de forma específica nas extremidades inferiores mostrando como usar o bicarbonato nos pés; descubra tratamentos eficazes que podem ser muito úteis a qualquer momento.

Imagemrevistaglamour.globo.com

Por que usar bicarbonato nos pés?

O bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos naturais que temos ao alcance para cuidar dos nossos pés e mantê-los sempre saudáveis e com uma aparência incrível. E com certeza que você está se perguntando, por quê? Pois bem, o bicarbonato, por um lado, pode servir como um excelente esfoliante caseiro para suavizar a pele dos pés e combater os calos antiestéticos presentes em maior medida nas solas; e por outro lado, é super eficiente no tratamento de chulé e dos fungos que podem se desenvolver nesta parte do corpo. Preste atenção às seguintes seções para saber de que forma pode usar em cada caso.

Esfoliante de bicarbonato

O granulado do bicarbonato de sódio faz dele uma opção natural ótima para esfoliar a pele, deixando-a livre de impurezas e muito mais suave ao tato. Este benefício também pode ser aproveitado na pele de seus pés, especialmente se eles apresentam calosidades e pele seca.

Para fazer um esfoliante de bicarbonato para os pés você só tem que misturar duas colheres de sopa deste com um pouco de água, mas pode adicionar também outras duas colheres de sopa de farinha de aveia para que seja mais eficiente. Espalhe a mistura obtida sobre os pés bem limpos realizando movimentos circulares e use uma escova de dentes velha para remover todas as peles mortas. Verá como o resultado são pés mais bonitos, bem cuidados e sedosos.

Bicarbonato para combater o mau cheiro dos pés

Você sofre de mau cheiro nos pés e já não sabe o que fazer para eliminar este sofrimento desconfortável de forma definitiva? Se for assim o bicarbonato de sódio pode servir de ajuda, pois trata-se de um produto natural que conta com uma importante ação neutralizadora de maus cheiros, muito eficaz para absorvê-los completamente. Você tem ao seu alcance duas formas possíveis de usá-lo contra o mau cheiro dos pés:

  • Colocando duas colheres de chá de bicarbonato no interior de seus sapatos, deixando que repouse ali por uma noite inteira.
  • Usando-o para realizar um banho de pés desodorizante. Para isso, acrescente duas colheres de sopa de bicarbonato em um recipiente com água morna e deixe seus pés de molho por pelo menos 20 minutos. Ao finalizar, seque os pés com uma toalha limpa e aplique um creme hidratante ou um desodorante específico para pés, isso ajudará a mantê-los bem mais frescos.

Bicarbonato para os fungos nos pés

Uma das infecções mais comuns que compromete o bom estado e a saúde dos pés é o chamado pé de atleta ou, mais conhecido como frieira. Esta condição costuma aparecer nos espaços situados entre os dedos ou nas solas e provocam incômodos sintomas como coceira e ardor. Para tratá-los é preciso usar remédios com propriedades antimicóticas, mas também existem alguns produtos naturais que podem ajudar a acelerar o seu desaparecimento e a combater seus sintomas como é o caso do bicarbonato de sódio.

Se quer usar bicarbonato para os pés com frieira misture em uma bacia 2 colheres de sopa do mesmo com meia xícara de vinagre de maçã e duas xícaras de água morna. Depois, mergulhe seus pés na mistura e deixe repousar durante 15 minutos para que as propriedades desinfectantes, tanto do bicarbonato como do vinagre, façam efeito contra os fungos presentes nos pés.

Além deste tratamento você pode ver mais alternativas naturais no artigo Como tratar o pé de atleta com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o bicarbonato nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.