Como usar o mel para a tosse

Como usar o mel para a tosse

O mel é um alimento funcional e nutritivo, sendo imprescindível para o homem há séculos . É uma fonte de energia natural, conta com diversas propriedades medicinais, é um excelente aliado para a beleza e um remédio natural sem efeitos secundários que permite tratar diversos males, principalmente aqueles relacionados com os resfriados e problemas respiratórios. Se estiver sofrendo de uma tosse intensa que não sabe como parar, no umComo.com.br explicamos como usar o mel para a tosse de uma forma efetiva.

Por que o mel é bom para tratar a tosse?

Durante séculos o homem usou o mel para tratar a tosse, sendo um dos remédios naturais mais eficientes que podemos encontrar para combater esta doença. Hoje em dia a ciência também afirma a efetividade do mel para melhorar problemas respiratórios e diversos estudos comprovaram que realmente funciona para tratar os sintomas e o mal-estar ocasionado pela tosse.

Isto se deve a várias propriedades essenciais: sua capacidade antibacteriana, antibiótica e desinfetante e sua capacidade para favorecer a secreção mucosidade, funcionando como excelente expectorante natural. A estes benefícios devemos somar outros dois, pois o mel é mais econômico que qualquer xarope comum e não conta com efeitos colaterais, podendo ser administrado sem consequências a crianças a partir de 1 ano.

Os especialistas recomendam o mel mais escuro para tratar a tosse, pois conta com mais propriedades do que o claro.

O mel para a tosse em colheres

Se gosta do sabor do mel, então uma das melhores formas de tomá-lo para acalmar a tosse é diretamente com uma colher, em doses de uma colher de sopa 3 vezes por dia. Esta solução é efetiva para uma tosse não muito intensa, principalmente se não existirem outros sintomas como congestionamento nasal ou resfriado.

Mel com suco de limão quente

Se estiver resfriado, com congestionamento nasal, mucosidade na garganta e tosse com catarro, então uma das melhores formas de usar o mel para a tosse é misturando com suco de limão natural quente. Este ingrediente oferece um valor de vitamina C, ajudando também a combater a mucosidade.

Simplesmente esquente um copo ou xícara de água, esprema o suco de um limão e depois acrescente uma colher de mel. Mexa e beba; você pode tomar 3 ou 4 xícaras por dia

Mel com leite quente para a tosse seca

Para as pessoas com tosse seca que estão cansadas de não poder dormir bem por causa do mal-estar, um copo de leite quente com mel é a solução perfeita. O leite possui triptófano, uma substância que ajuda a regular os níveis de melatonina para descansar melhor. Junto com o mel e seu poder antibacteriano, este é um ótimo remédio para melhorar a tosse.

No entanto é preferível tomá-lo em casos de tosse seca, pois os lácteos aumentam a mucosidade.

Infusão de orégano, mel e limão

Esta é outra alternativa para quem deseja usar o mel para curar a tosse: trata-se de uma infusão feita com uma xícara de água quente em que acrescentamos uma colher de orégano. Quando tiver fervido por uns 5 minutos retire do fogo, peneire e misture com o suco de meio limão e a colher de mel. Pode beber 3 xícaras por dia. Você verá que é um excelente antibiótico e antibacteriano devido às propriedades do limão, do mel e do orégano, e sua tosse irá embora.

Se estes remédios não funcionarem

O mel, ingerido de forma constante e pelo menos 3 vezes por dia é um excelente remédio natural para curar a tosse. Mas se depois de uma semana usando qualquer uma destas opções a tosse não diminuir ou desaparecer, então recomendamos visitar um médico para uma revisão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o mel para a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.