Como usar o mel para cicatrizar

Como usar o mel para cicatrizar
Imagem: conscienciaampla.com.br

O mel é um dos melhores antissépticos e antibióticos que existe na natureza, contando com importantes propriedades curativas que ajudam a melhorar a aparência da nossa pele depois de uma lesão, impedindo ao mesmo tempo que se infecte. Este produto também funciona como expectorante natural, como adoçante bem mais saudável que o açúcar e como uma alternativa perfeita para aumentar a nossa energia. Quer saber como usar o mel para cicatrizar? Em umComo.com.br explicamos tudo!

Passos a seguir:
1

Um dos benefícios mais destacados do mel é a sua capacidade de acelerar a cicatrização da pele devido às suas propriedades antissépticas e antibióticas, fazendo desta uma excelente opção para impedir que as feridas e lesões se infectem. Isto se deve à glicose oxidase que o mel contém, uma substância que ajuda na cura e impede que os tecidos se danifiquem depois de uma lesão.

2

Além de favorecer a correta cicatrização, o mel também traz vitaminas e nutrientes para a pele danificada, ajudando a potenciar sua adequada recuperação e deixando como resultado marcas menos visíveis.

3

Embora usar o mel para curar seja um remédio natural comum, é importante ter claro que não deve ser aplicado em feridas ou queimaduras muito profundas nem em lesões com pontos. Se for aplicado em alguma ferida muito infectada, será necessário acompanhar este tratamento com algum antibiótico mais potente para evitar que a infecção avance.

As feridas onde é possível usar o mel para cicatrizar são:

  • Queimaduras pouco profundas ou superficiais, pois ajudam a curar a pele e a esconder a aparência da cicatriz.
  • Feridas pouco profundas em pessoas com um sistema imunológico debilitado devido à aplicação de tratamentos para a cura do câncer ou condições que debilitam o sistema imunológico, como o HIV.
  • Úlceras causadas por atrito ou pressão. Também pode ser aplicado em feridas superficiais que produzem cheiro ruim, pois o mel ajuda a eliminar este aroma e a melhorar a aparência da ferida.
Imagem: pinterest.com
4

Para usar o mel para cicatrizar a primeira que devemos fazer é limpar muito bem a ferida com sabão de pH neutro e água, depois secar a zona gentilmente retirando toda a umidade. Devemos aplicar o mel diretamente na ferida usando, de preferência, uma seringa sem agulha. Ao aplicar, é importante deixar uma parte sem mel para que a lesão respire corretamente.

Depois coloque sobre a ferida um curativo hidropolímero, à venda em qualquer farmácia. Trata-se de um tipo de curativo com uma camada de espuma que ajudará a absorver o líquido que a ferida expulsar.

5

Este tratamento com mel deve ser aplicado uma vez por dia até que a ferida se encontre suficientemente saudável. Lembre-se que é importante não aplicar o mel sobre uma ferida muito profunda ou grave: nestes casos é imprescindível consultar um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o mel para cicatrizar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.