Como usar pomada nistatina

Como usar pomada nistatina

Fungos tais como a Cândida, normalmente aparecem em quantidade normal, no entanto pode vir a aumentar caso ocorra uma infeção. Se a Cândida infetar a pele causa vermelhões, erupções, dores e coceira. Um tratamento comum para a Cândida e outro fungos infetados consiste em usar pomada nistatina. Esta pomada trata infeções por fungos e deve se seguir as orientações médicas. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como usar pomada nistatina.

Passos a seguir:
1

A Nistatina creme vaginal é então indicada para o tratamento de candidíase vaginal. Antes de a utilizar deverá consultar o seu médico e seguir sempre as suas orientações quanto ao modo de utilização, frequência e duração do tratamento. Para além disso, deverá saber que este creme vaginal é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade à nistatina ou a qualquer outro dos componentes da fórmula. A Nistatina creme vaginal também não deverá ser utilizada em infecções oftálmicas ou tratamento ora ou tópico.

2

Antes de aplicar Nistatina creme vaginal, deverá limpar a pele infetada. Use sabão espuma e lave cuidadosamente a pele. Enxague bem com água morna.

Seque com uma toalha limpa. Espere um minuto ou dois para se assegurar que a pele fique bem seca.

3

A Nistatina creme vaginal vem em forma de bisnaga de alumínio juntamente com um aplicador com uma capacidade de 4 g. Deverá começar por retirar a tampa da bisnaga e com a parte superior pontiaguda da tampa perfurar o lacre da bisnaga. De seguida, adapte o aplicador ao bico do tubo. Puxe o êmbolo até ao fim do curso e aperte levemente a base do tubo, de forma a entrar pomada no aplicador.

Imagem: def.com.br
4

Para aplicar o creme na vagina, deverá deitar-se de costas e colocar lentamente o aplicador na vagina, de forma a não causar desconforto. De seguida, empurre lentamente o êmbolo até ao final do seu curso, de modo a depositar todo o creme na vagina.

5

Normalmente a dose diária recomendada é de um aplicador cheio durante 14 dias. No entanto, em casos mais graves podem ser necessárias quantidades maiores e também de uma maior duração do tratamento. Mesmo que esteja menstruando, não deverá interromper as aplicações de Nistatina creme vaginal.

6

Sempre após a aplicação de Nistatina creme vaginal, o aplicador deverá ser lavado em água corrente morna. Não é necessário esterilizar ou usar água fervendo, água morna é suficiente.

7

O uso de Nistatina creme vaginal durante a gravidez não demonstrou o aumento do risco de anormalidades fetais, bem como tenha afetado o crescimento posterior, o desenvolvimento e a maturação funcional da criança. No entanto, Nistatina só deverá ser utilizada por grávidas sob orientação médica.

8

No geral, o uso de Nistatina é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos indesejáveis como irritação, sensibilidade, prurido e sensação de queimação. Caso ocorra alguns destes sintomas, deverá consultar de imediato o seu médico.

9

De forma a prevenir a candidíase vaginal, existem alguns cuidados que deve seguir como seguir uma higiene íntima correta, limpando sempre da frente para trás ou mudando com frequência o tampão e penso durante a menstruação. Para saber mais sobre a prevenção da candidíase vaginal, entre no nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar pomada nistatina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para uma melhor conservação do creme vaginal, o tubo deverá ser armazenado no cartucho com a tampa para baixo.