Partilhar

Como usar um banho turco ou hammam

Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2019
Como usar um banho turco ou hammam

O banho turco ou hammam é uma variante úmida de uma sauna, onde este calor úmido é fornecido com vapor de água. É por isto que se sua menos que no sistema tradicional de sauna. Os benefícios do banho úmido de vapor são a eliminação de toxinas e gorduras, a melhora da circulação sanguínea, bem como conta com propriedades relaxantes. Antigamente, e especialmente nos países orientais, os hammam eram edifícios que contavam com uma função social pelo fato de servir como centro de reunião. Para que você também possa aproveitar suas vantagens, em umComo explicamos como usar um banho turco ou hammam.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do banho turco
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos saber que nos banhos turcos ou hammam a temperatura não é uniforme, mas que oscila entre 25 e 50 graus segundo a altura (no solo 20-25 graus, a 1 metro e meio uns 40 graus e outros 50 graus à altura da cabeça).

2

A umidade relativa é de 99%, por isso o ambiente está saturado de vapor de água e, diferentemente da sauna seca, é impedido o processo de sudorese.

3

Atualmente, o calor é gerado a partir de água quente que circula através de tubulações localizadas nas paredes da sala. Na Antiguidade, o hammam ou banho turco era um edifício que contava com diversas salas de calor, preparadas a diferentes temperaturas.

4

Da mesma forma que na sauna seca, os banhos turcos são alternados com banhos de água fria e nos centros especializados costuma-se introduzir sessões de massagem para conseguir um efeito mais relaxante. Para a instalação de um hammam, recomendamos consultar especialistas.

5

No caso de ir a um banho turco ou hammam público, você deverá consultar as normas e restrições de uso, isto é, se é permitido o uso de trajes de banho, se é necessário o uso de sandálias, se as toalhas estão inclusas, etc.

6

Antes e após fazer uso do hammam ou banho turco, é necessário hidratar-se corretamente, isto é, ingerir muita água e outros líquidos para compensar a perda de água que vai produzir.

7

Na hora de usar um hammam ou banho turco, as pessoas com hipertensão, transtornos circulatórios ou doenças cardiovasculares deverão consultar seu médico. Cabe ainda destacar que no início pode-se ter sensação de angústia, pelo fato de respirar ar tão saturado de vapor de água, deve-se esperar que nosso organismo se acostume.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um banho turco ou hammam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como usar um banho turco ou hammam

Como usar um banho turco ou hammam
Como usar um banho turco ou hammam

Voltar ao topo da página