PARTILHAR

Como usar um supositório - Simples

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 19 setembro 2017
Como usar um supositório - Simples
Imagem: nature-life.com.ua

Você está querendo saber como usar um supositório da forma correta? Neste artigo do umCOMO podemos te ajudar. Esta forma de medicamento é, provavelmente, uma das mais desagradáveis de administrar, no entanto é necessária quando se pretende tratar uma lesão no local onde o supositório deve ser inserido, quando os formatos alternativos podem causar irritações gástricas ou digestivas, ou quando a doença a ser tratada tende a provocar vômitos contínuos. Na hora de colocar um supositório em nós próprios ou em terceiros temos receio da dor, a qual pode ser evitada se souber como fazer. Para aprender, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como funcionam os supositórios de glicerina
Passos a seguir:
1

Antes de introduzir o supositório é aconselhado lavar bem as mãos com um sabão bactericida. Esfregue bem entre os dedos e as unhas. Seque e, se você quiser, ainda pode utilizar um gel desinfetante antibacteriano. Em seguida, vista ou não luvas descartáveis de látex. Você inclusive pode adquiri-las na mesma farmácia onde comprou o supositório.

Sugestão: entenda como funcionam os supositórios de glicerina

2

Confirme se o supositório se encontra em boas condições, ele não deve estar mole nem deformado, pois isso significa que esteve exposto a fontes de calor. Observe.

Se o supositório se apresentar mole é aconselhado que, dentro do seu envólucro, ele seja colocado em água fria corrente durante alguns minutos ou guardado no freezer ou geladeira por 30 minutos.

Como usar um supositório - Simples - Passo 2
Imagem: eosfilhosdosoutros.blogspot.pt
3

Para facilitar a introdução do supositório, você pode lubrificar a ponta mais larga deste com um gel hidrossolúvel à base de água ou apenas molhar um pouco com água limpa, embora os supositórios de glicerinas já sejam feitos no formato e texturas mais adequados para serem inseridos sem a necessidade de um lubrificante.

4

No momento de introduzir um supositório retal, o paciente deve se deitar sobre o seu braço esquerdo, fletir a perna direita, esticar a esquerda e inspirar profundamente. As nádegas devem ser separadas e o supositório deve ser inserido no ânus, que deve estar limpo, pela ponta menos larga, e empurrado cerca de 5 cm.

Como usar um supositório - Simples - Passo 4
Imagem: healthadel.com
5

Inserido o supositório, deve se unir e soltar as nádegas várias vezes, para favorecer introdução mais profunda e, depois, manter as nádegas apertadas até que desapareça a vontade de defecar. Estes últimos passos são sobretudo importantes no procedimento para usar um supositório em um bebê ou para supositório infantil.

6

A pessoa que introduziu o supositório deve lavar as mãos no fim do procedimento e, nos 20 minutos que se seguem à colocação, o paciente deve evitar defecar. Desta forma o supositório derreterá completamente e libertará seus princípio ativos. Geralmente, o medicamento leva entre 15 e 30 minutos para fazer efeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um supositório - Simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Você pode cortar o supositório a meio se apenas for necessário tomar metade da medicação.
  • Para inserir o supositório em adultos use o dedo indicador; para crianças (supositório infantil) use o dedo mindinho.
  • Se o motivo que você está usando o supositório é para soltar o intestino, experimente beber bastante água antes.
  • O uso de supositório em bebês deve ser sempre recomendado por um médico e não deve ultrapassar mais do que 1 por dia.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Bruno Silva
Esperei os 20 minutos com muita vontade de defecar, aí quando cheguei no faso, ele caiu por conta, e não consegui defecar.
Juliana
O coco que ja esta duro com supositorio ele desce mole ?não aguento de dor
GUSTVO GIBBS
A INFORMAÇÃ MAIS IMPRTANTE E UM SUPOSITÓRIO DE GLICERINA É:EM QUE TEMPERATURA O SUPOSITÓRIO SE DERRETERÁ.
Como usar um supositório - Simples
Imagem: nature-life.com.ua
Imagem: eosfilhosdosoutros.blogspot.pt
Imagem: healthadel.com
1 de 3
Como usar um supositório - Simples

Voltar ao topo da página ↑